O Melhor Pãozinho Delícia

Como uma boa esposa de baiano, tive que aprender a fazer esse pãozinho tão tradicional e querido da Bahia. Passei alguns dias testando algumas receitas e aperfeiçoando-as, e finalmente elaborei uma receita deliciosa. Esses pãezinhos ficam suuuper macios e deliciosos, fizeram sucesso absoluto entre os baianos!!

Eles são super fáceis de fazer e ficam prontos rapidinhos. Se preferir você pode fazê-los sem o recheio e também pode assá-los por mais tempo para comê-los como pãezinhos normais no café da manhã. Eles ficam maravilhosos de qualquer jeito!! O mais importante é vocês testarem essa receita o mais rápido que puderem pois garanto que todo mundo vai querer a receita. Bom demais!!!





Pãozinho Delícia
Print
Ingredients
  1. Pãezinhos
  2. 250 g de farinha de trigo
  3. 1 ovo grande (55g)
  4. 150 ml de leite morno
  5. 2 colheres (sopa) de açúcar
  6. 50 ml de óleo
  7. 5 g de fermento biológico seco instantâneo
  8. 1 colher (chá) de sal

  9. Cobertura
  10. Margarina
  11. Queijo parmesão ralado

  12. Recheio
  13. 1/2 xícara de leite
  14. 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  15. 1 colher (sopa) de amido
  16. 100 g de creme de leite
  17. 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  18. 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  19. Sal e pimenta a gosto
Instructions
  1. Pãezinhos
  2. Para fazer os pãezinhos, misture o ovo, leite, açúcar, óleo, fermento e sal no liquidificador e bata até ficar bem misturado. Numa tigela grande, junte a farinha com a mistura líquida e com uma colher de pau, mexa bem até a massa começar a desgrudar levemente da lateral da tigela (eu bato tudo na batedeira com o gancho de massas por cerca de 6 minutos). Vai ficar um mistura mole, não se preocupe. Cubra a tigela com um pano e deixe a massa crescer por uns 30 minutos a 1 hora. Depois desse tempo, forre uma assadeira com papel manteiga (ou unte e enfarinhe), unte as mãos com óleo e modele bolinhas com a massa e vá distribuindo-as na forma. Deixe cerca de 1 dedo de distância entre as bolinhas. Essa receita rende cerca de 20 pãezinhos de 25 gramas cada. Cubra novamente os pãezinhos com um pano e deixe crescer por mais 1 hora.
  3. Preaqueça o forno a 200°C e leve os pãezinhos para assar por cerca de 6 minutos, só até dorar bem levemente. O ponto do pãozinho é não deixar ele assar demais, quanto mais branquinho, mais macio ficará. Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar.
  4. Recheio
  5. Coloque todos os ingredientes numa panela, misture bem para dissolver a farinha e amido, e leve para o fogo médio e cozinhe até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.
  6. Montagem
  7. Quando os pãezinhos e o recheio estiverem frios, comece a montagem. Corte cada pãozinho ao meio com cuidado e com uma colher distribua um pouquinho de recheio. Feche, pincele com margarina e polvilhe com queijo parmesão ralado. Repita com cada pãozinho.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

15 comentários em “O Melhor Pãozinho Delícia

    1. Oi Sheylla, dependendo do tamanho do seu ovo, você terá que colocar mais leite em pó pra massa ficar mais firme, mas a minha eu não deixo dura o suficiente para poder modelar com a mão, eu deixo ela mais líquida. Beijinhos.

    1. Oi Talita, a massa fica mais mole mesmo, mas se você achou ela mole demais, pode colocar um pouco mais de farinha sem problema, e se não cresceu pode ser por causa do fermento que não estava bom. Beijinhos.

Deixe um comentário