A Melhor Torta de Maçã

Nada melhor do que começar a semana com um pedaço quentinho de torta de maçã. Huuum, essa é minha torta de maçã favorita, já faz anos que só faço essa receita, pois além de ser deliciosa ela é super fácil de fazer. Ela é uma junção do recheio dessa minha torta com a massa dessa outra. Se eu fosse você faria essa torta o mais rápido possível, você não vai acreditar no quão deliciosa ela é. Ah, e não se esqueça da bola de sorvete de baunilha para acompanhar, é bom demais!!!




A Melhor Torta de Maçã
Print
Ingredients
  1. Massa
  2. 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  3. 1 colher (sopa) de açúcar
  4. 3/4 colher (chá) de sal
  5. 1 xícara de manteiga sem sal, fria
  6. Cerca de 6 colheres (sopa) de água gelada

  7. Recheio
  8. 5 maçãs, qualquer variedade
  9. 115g (1/2 xícara) de manteiga sem sal
  10. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  11. 115g (1/2 xícara) de açúcar
  12. 100g (1/2 xícara) de açúcar mascavo
  13. Uma pitada de sal
  14. 60ml (1/4 xícara) de água
  15. Canela moída a gosto (usei ± 1/2 colher de sopa)
Instructions
  1. Massa
  2. Misture a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela (ou no processador). Corte a manteiga em pedacinhos e junte à mistura de farinha com um garfo ou misturador de massa (ou no processador) até ficar parecendo uma farofa grossa. Adicione a água gelada, uma colher de sopa de cada vez, e use um garfo para misturar (ou processador). Continue adicionando até que a massa comece a se unir. Você não quer que a massa fique muito molhada e nem colocar água demais. Você pode usar suas mãos para misturar a partir deste ponto. Forme uma bola com a massa e divida-a na metade e forme duas bolas. Abra as duas metade de massa em um disco do tamanho suficiente para forrar e cobrir uma forma de torta de 22 cm. Use um rolo de massa para isso, e abra as massas sobre um pedaço de papel manteiga ou filme plástico. Cubra as massas com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.
  3. Recheio
  4. Descasque e fatie as maçãs em pedaços pequenos. Numa panela em fogo médio, derreta a manteiga. Acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma pasta. Adicione os açúcares, sal, água e deixe ferver até borbulhar. Adicione as maçãs, diminua o fogo e deixe ferver por uns 10 minutos, mexendo sempre. Reserve.
  5. Montagem
  6. Preaqueça o forno a 220°C. Forre o fundo de uma forma de torta de 22 cm com uma das metades da massa. Coloque o recheio. Cubra a torta com a outra metade de massa, certificando-se de fechar bem as bordas (você pode enrolar uma borda na outra ou grudá-las com água). Faça alguns cortes no topo da torta para permitir que o vapor escape. Pincele a torta com uma gema de ovo e polvilhe com açúcar se desejar. Asse em 220°C por 15 minutos. Reduza o fogo para 180°C e asse por mais 25-30 minutos ou até que o recheio esteja borbulhando. Deixe esfriar antes de servir.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

5 comentários em “A Melhor Torta de Maçã

    1. @Sandra Maria Barbosa, Oi Sandra, eu prefiro gelar aberta pois a manteiga na geladeira endurece e depois demora um pouco pra conseguir abrir a massa, daí se eu já deixar aberta isso facilita. Mas você pode fazer como preferir, pode abrir depois se quiser. Beijinhos.

Deixe um comentário