Bolo de Chocolate Recheado de Nutella

Oi Pessoal, finalmente trago a receita do bolo que fiz no aniversário da minha irmã. Minha irmã havia decidido que só queria um bolo de chocolate e o recheio poderia ser qualquer um, mas como eu já havia feito bolo de tudo quanto é sabor, eu resolvi variar um pouco. Então, em busca de alguma ideia para o recheio, eu vi que eu tinha bastante nutella no armário, então decidi na hora fazer algo com nutella. Gente, que delicia de bolo, a massa fica ultra macia, talvez esta seja a minha nova receita de bolo de chocolate favorita. E o recheio fica bem leve, o sabor de nutella não fica forte, o que eu achei uma pena…hehe. Então, eu aconselharia a quem quiser deixar o sabor mais evidente, caprichar na nutella na hora de preparar o recheio, ou colocar uma leve camada de nutella sobre o recheio. Bom, e como eu achei que o bolo estava muito básico, resolvi colocar uns pedaços de chocolate no recheio. Eu usei Kit Kat picado no recheio e depois triturei um pouco mais e coloquei sobre o bolo. E “voilà”, um bolinho super simples e mega delicioso!!! Vale super a pena fazer, vocês vão adorar!!!

Bolo de Chocolate Recheado de Nutella
Imprimir
Ingredientes:
  1. Bolo
  2. 1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
  3. 2 xícaras açúcar
  4. 3/4 xícaras de chocolate em pó
  5. 2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
  6. 1 colher (chá) de fermento em pó
  7. 1 colher (chá) de sal
  8. 1 xícara de buttermilk *
  9. 1/2 xícara de óleo vegetal
  10. 2 ovos grandes, em temperatura ambiente
  11. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  12. 1 xícara (chá) de café quente (acabado de coar)

  13. *Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

  14. Recheio/Cobertura
  15. 2 xícaras de creme de leite fresco
  16. 1/2 xícara de nutella
  17. Chocolate Kit Kat
Preparo:
  1. Bolo
  2. Preaqueça o forno a 180°C. Unte duas formas de 23cm.
  3. Numa tigela, peneire os ingredientes secos. Em outra tigela, misture o buttermilk, óleo, ovos e baunilha e bata em velocidade baixa até tudo ficar bem misturado. Acrescente os ingredientes secos e bata até misturar tudo. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente até misturar. Despeja a massa nas formas e leve para assar por 35 a 40 min ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe os bolos esfriarem um nas formas e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.
  4. Recheio/Cobertura
  5. Bata o creme de leite até que fique grosso e com picos, como chantilly. Coloque a nutella numa tigela e gentilmente com uma colher acrescente e misture o creme de leite batido (chantilly). Quando você terminar de misturar, o chantilly deve estar com uma cor marrom claro, se estiver muito branco, acrescente mais nutella.
  6. Montagem
  7. Coloque um dos bolos num prato (se preferir pode umedecê-lo com um pouco de refrigerante ou água com açúcar). Por cima espalhe um pouco mais da metade do recheio (eu fui bem generosa...hehe, e depois fiz mais um pouco para colocar por cima). Espalhe um pouco de chocolate Kit Kat quebrado ou triturado. Coloque o outro bolo por cima e cubra todo o bolo com o restante do recheio. Decore com mais Kit Kat e leve para a geladeira.
Adaptado de The Art of Two Tarts
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

144 comentários em “Bolo de Chocolate Recheado de Nutella

  1. Ai Pam!! eu adorei o bolo já copiei, mas acho que sou uma das poucas que não gosta de Nutella, por isso vou decidir um outro recheio, bom vc aparecer, tenho entrado pouco no orkut, época de eleições eu me dedico mais (vc não sabe mas ajudo um pouco os filhos) e faço isso no facebook, se vc estiver por lá me encontre, ou eu te encontro, bjs

    [Responder]

  2. Oi Pam!
    Mas isso não é um bolo, é uma obra de arte!
    Que maravilhoso!!!!
    O ultimo bolo que tive vontade de fazer teria como recheio uma mistura da minha musse de maracujá com o pudim trufado de uma amiga, ainda não fizemos, mas agora me inspirei!
    Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Lala, Hum Lala, eu já fiz uma vez um bolo de chocolate com recheio de maracujá e ficou delicioso. É uma combinação perfeita.
    Beijinhos

    [Responder]

  3. Boa noite o que é: Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.
    Se puder me explicar agradeço.

    [Responder]

  4. Ah! Que peninha que só vi esse bolo agora…Dia 18 foi meu aniversário e fiz um bolo de chocolate para comemorar. Se tivesse visto esta sua receita com certeza teria feito. Impressionante! TODAS as receitas que peguei no seu blog são sucesso garantido! Receitas perfeitas DE VERDADE. O macarrão de atum já virou um “clássico” nos almoços de sábado, hehe…
    Obrigada,
    Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @carla, Oi Carla, obrigado pelo carinho, fico muito feliz em saber que você gosta das receitas daqui. Ah, e faz esse bolo num final de semana qualquer, pois se não vai ter que esperar até o niver do ano que vem…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  5. Oi Pamela,

    Estava procurando uma receita para recheio de coco e achei no seu blogue, que por sinal tem bolos com caras deliciosas, parabens.
    So fiquei com uma duvida, na sua receita que eh do bolo de laranja com receio de coco, no recheio voce diz meia lata de creme de leite, mas no modo de fazer o recheio o creme de leite nao aparece…..
    Estou com meu recheio pronto, mas nao sei se coloco o creme de leite ou nao… o que faco????
    Tambem moro no Canada, so que em Toronto.
    Fico no aguardo de sua dica e desejo-lhe muita sorte neste pais maravilhoso.

    [Responder]

    Pam:

    @Neicy, Oi Neicy, devo ter esquecido de colocar o crme de leite na instrução, mas se tá pedindo na receita, coloca sim, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  6. Bom, eu adorei sua receita! Bom, no dia que fui fazer a receita eu tinha pouca nutella em casa, então ao invés de colocar somente nutella no recheio, experimentei colocar uma camada de geléia de pêssego e outra camada fina de nutella. Na cobertura, coloquei somente o chantilly com umas fatias de pêssegos em calda para decorar… Ficou muito bom, o pessoal lá de casa aprovou! =D

    [Responder]

    Pam:

    @Isabela Sá Siqueira, Oi Isabela, adoro quando vejo o pessoal se adaptando às receitas, é isso que importa, fazer tudo do seu gosto e jeito. Adorei a idéia, deve ter fica uma delícia.
    Beijinhos

    [Responder]

  7. Nossa! Parece delicioso esse bolo!! Hummm… Deu agua na boca!

    Não sei se ja te falei da promoção do “Doce Sucré”?! Pra participar da edição de um livrinho de receitas e de um sorteio com prêmios bem legais, você manda uma receitinha de algo que você fez com foto pro email: docesucre@gmail.com – Que tal participar? Você tem receitas legais aqui… é so mandar pra a gente!

    Mais detalhes sobre a promo:
    http://docesucre.blogspot.com/2010/10/livro-de-receitas.html

    Beijo grande menina!

    [Responder]

  8. Seu blog virou mania para mim. Adoro fazer bolos e aqui tem cada um melhor que o outro… Meu preferido é o bolo de maçã com casca. Para quem ainda não tentou, é imperdível…
    Este certamente será executado para o próximo aniversário. A massa á muito semelhante à do meu bolo de chocolate simples e fica muito boa, mesmo. O recheio dará o toque especial para um aniversário. Agora, a decoração está linda, parabéns!

    [Responder]

    Pam:

    @Inez, Eba Inez, fico muito feliz em saber que você gosta do blog, pois faço tudo com muito carinho. Vou ficar esperando pra saber como ficou o bolo, heim?
    Beijinhos

    [Responder]

  9. Já fiz um cupcake ontem, peguei a receita daqui, não sei onde errei, não cresceu muito, mas ficou gostoso.
    Agora, vou tentar fazer de chocolate. sou teimosa e vou tentar até acertar.
    obrigada pelas receitas, é uma terapia e só faz bem

    [Responder]

    Pam:

    @Maria Geralda, Oi Maria, também acontece comigo de algumas vezes a receita não sair certa, mas como você mesma disse o importante é não desistir e tentar de novo até acertar, eu sempre faço isso…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  10. Pam,
    Estou tentando este seu bolo que parece ótimo. A massa fica meio líquida. É assim mesmo? Só 1 colher de chá de fermento? Se puder me responder… Agradeço. De qualquer forma, já coloquei no forno. Agora é torcer para ficar tão bonito e gostoso quanto o seu. bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Inez, Oi Inez, não me lembro se a massa fica meio líquida como você diz ter ficado, acho que não reparei nada de diferente. E é 1 colher chá de fermento sim. E vou ficar esperando pra saber o resultado, heim?
    Beijinhos

    [Responder]

  11. A massa ficou ótima!!! Está certinha…
    Os bolinhos ficaram prontos e lindos. Já motei regando com calda de açúcar, água e chocolate, coloquei o recheio tal qual vc ensinou. Piquei o bis e ficou tudo bem simpático…
    Bou levar para o aniversário de uma amiga, amanhã. Tomara que o sabor se compare ao visual… Amanhã eu conto…
    Obrigada!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Inez, Eba Inez, vou ficar esperando ansiosa pra saber o que você e o pessoal acharam do bolo.
    Beijinhos

    [Responder]

  12. Pam,
    O bolo foi um sucesso… Tudo certinho… Delicioso…
    Mil vezez obrigada por partilhar essa receita!
    bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Inez, Oi Inez, que bom, fico feliz em saber que deu tudo certo com o bolo.
    Beijinhos

    [Responder]

  13. Oi, Pam!

    Quando estava colocando o bolo no forno, me toquei que tinha eskecido o sal… Bem, nesse momento mesmo eu coloquei! hehehe

    Espero que não tenha estragado tudo! To esperando pra tirar do forno! Depois eu volt pra postar como ficou!

    Bjinhus e adoro suas receitas!

    [Responder]

  14. Ai, q droga, Pam! Eu fiz o Bolo errado!!!!!!!!

    Além de ter esquecido o sal, errei na quantitdade de bicarbonato!!!!! Por isso que qdo eu provei o bolo cru (hehehe) tava com gosto mto forte de bicarbonato!!!!!!!!!!

    Drooooooooga!!!!!!!!!

    [Responder]

  15. Como eu jah tinha falado, coloquei mto bicarbonato o bolo ficou lindo, mas com gosto horrível!!!!

    To fazendo outro! hahahaha

    [Responder]

    Pam:

    @Desirée Pereira, Haha, comigo isto já aconteceu várias vezes, ou eu coloco ingrediente a mais, ou esqueço de colocar outro. Mas espero que o segundo bolo tenha dado certo.
    Beijinhos

    [Responder]

  16. Pam, minha irmã fez essa receita para o aniversario da minha mãe e ficou péssimo!
    rs

    Ficou meio solado , mas ela disse ter seguido a receita certa, o que vc acha q aconteceu?

    [Responder]

    Pam:

    @Louise Alves, Oi Louise, que pena que não deu certo, eu nunca tive este problema e já fiz este bolo milhares de vezes. Bom, é difícil realmente saber o que aconteceu, pois eu teria que ter visto todo o processo. Mas para a massa ter ficado solada, ou a mistura foi muito batida após inclusão da farinha ou foi algum erro de excesso ou falta de algum ingrediente, como ovo, açucar, leite e fermento. Espero ter ajudado.
    Beijinhos

    [Responder]

  17. Oi!

    Adorei seu blog e as receitas.
    Tentei fazer o buttercream de ovomaltine duas vezes e não deu certo.
    Não consegui fazer com que ficasse consistente.
    Parece que o creme de leiet talhou.
    Você sabe o que pode ter acontecido??? Queria muito que desse certo, pois parece delicioso.
    Me ajude!

    Beijos,

    Rossana

    [Responder]

    Pam:

    @Rossana, Oi Rossana, primeiramente obrigado pelo carinho. Bom, vou tentar te ajudar com o buttercream. As dicas que eu tenho para dar é pra não deixar a manteiga muito mole e usar creme de leite fresco (o que bate chantilly), pois daí quanto mais você bater, mais vai engrossar. Mas também não pode bater demais…hehe, que eu acho que foi o que você fez, pois daí ele passa do ponto e começa a virar manteiga, ok? Espero ter ajudado.
    Beijinhos

    [Responder]

  18. Boa tarde, Pam, fiz esta receita, o bolo ficou delicioso, o melhor que fiz até agora, (até meu esposo concordou, hehehehe). O que não deu mt certo (ou nada certo) foi o creme de nutella, pois fiz com creme de leite de caixinha, e ficou meio molinho, mas coloquei no freezer uns minutinhos e até que ficou bom. Então tem que ser creme de leite fresco mesmo, mas, onde, e como compro este ingrediente, em qualquer super mercado?
    Ah, uma dúvida, o buttermilk deve ficar coalhado? O meu não ficou. Bom mesmo assim o Bolo foi um sucesso no Natal. Bjs, Feliz Ano Novo.

    [Responder]

    Pam:

    @Viviani, Oi Viviani, foi por causa do creme de leite que não deu certo mesmo, pois o creme de leite fresco, quanto mais você bate mais firme fica. Bom, eu não sei de que cidade você é, mas normalmente você consegue encontrar o creme de leite fresco em todos os supermercados e padarias. Ele fica normalmente nos refrigeradores bem escondidinho…hehe. E o buttermilk não precisa necessariamente ficar talhado, mas se ele não talhou é por que o leite ainda estava gelado, se você deixar ele chegar na temperatura ambiente antes de colocar o vinagre, ele irá talhar.
    Beijinhos e Feliz Ano Novo

    [Responder]

  19. ola!
    sou uma leitora do seu blog e moro em Portugal, gosto muito das suas receitas, tenho amigas brasileiras k me dao muitas receitas brasileiras!
    a minha questao é simples … como sabe temos ingredientes diferentes e com nomes diferentes e gostava de saber o k é buttermilk .. será filadelfia (queijo em creme) ou natas? se por acaso souber agradecia muito k me ajudasse
    felicidades para o seu blog!

    [Responder]

    Pam:

    Oi Natércia, o buttermilk é o soro do leite coalhado que resta no processo de fabricação da manteiga. Não existe para vender no Brasil e acredito que também não venda em Portugal. Por isso que sempre coloco a receita de buttermilk caseira logo embaixo, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  20. hummmm ..ja sei o k é … axo k tem a venda sim … uns fraskinhos k xamamos de coalhada … pois aki tem fabrica de fazer queijo e vendem isso no mercado … vou tentar fazer a receita cm isso … beijinhos e obrigada

    [Responder]

    Pam:

    Oi Natércia, se a coalhada aí for igual à do Brasil, não é o buttermilk não, ok? O buttermilk é bem liquido, como o leite.
    Beijinhos

    [Responder]

  21. Oi Pam!
    Fiz esse bolo no aniversário da minha mãe (em outubro) e fez o maior sucesso! Era para eu ter comentado antes, mas esqueci…
    Adoro seu blog, ando na correria mas tenho varias receitas suas separadas para fazer.
    Beijos!

    [Responder]

    Pam:

    @Tathy, Oi Tathy, a intenção é que vale..hehe. Fico feliz em saber que o bolo fez sucesso. E na próxima receita não esquece de me contar o resultado.
    Beijinhos

    [Responder]

  22. Oi Pamela, estou por aqui novamente, agora sou fã de carteirinha. Tenho feito varias receitas suas e todas deram super certo, então, fui cheia de fé hj fazer o pão de salsicha e o bolo com nutella. O pão ficou maravilhoso troquei a salsicha por linguiça calabresa e acrescentei umas coisinhas, minha amiga q recebi adorou. Mas o bolo… Faço poucas coisas na cozinha, agora é q tenho me aventurado mais, inspirada nos blog q tenho visitado, mas bolo eu fazia sempre e nunca tinha solado, mas o bolo ficou super estranho, grudado na forma, não sia de jeito nenhum, tive q cortar. vc só unta mesmo, sem polvilhar farinha? Como os ovos q tinha eram muito pequenos coloquei um a mais na receita e tb fiz numa forma de fundo falso. Não sei se foi isso. O leite talhou legal, ficou bem cortado, achei q estava certo, tb nao sei se foi isso. E o recheio, fui bater o creme de leite, mas meu bb acordou na hora q tava ficando bom e acho q passou do ponto. O creme de leite fresco pode ser tirado da geladeira para a batedeira ou tem q esperar ficr na temperatura ambiente? Poxa, estou com um pouco de receio de tentar de novo, mas suas receitas dão tão certo, devo ter feito algo errado. Alguma dica? Bjs, e parabens pelo seu maravilhoso blog. Lu

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Oi Luciana, vamos lá vou tentar te ajudar. Sobre o bolo, eu não sei o que pode ter acontecido, pois não sei como foi o seu passo a passo, talvez você não tenha assado o suficiente ou tenha aberto o forno antes do tempo. Eu unto sempre com manteiga e farinha. E sobre o creme de leite fresco, você pode tirar da geladeira e já usar, mas você tem que ter cuidado para não bater demais, senão ele passa do ponto, tem que ficar de olho, não tem um tempo certo. Mas espero que você teste de novo a receita, pois tem certeza que uma hora você acerta…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  23. Oi Pam, bom dia, fiz esta receita neste fim de semana, é a segunda vez que faço, fiz pelo natal, e claro, ficou mt melhor na segunda vez rsrsrs. Fiz com recheio de coco e cobertura de brigadeiro, maravilhooooooooooso, foi um sucesso, recebi amigos, e me disseram que já posso ser confeiteira da Chuvisco, uma confeitaria famosa de Floripa, exagero deles, amigos sabe como é né. A sua dica do buttermilk deu super certo, ficou bem coalhado. Bolo de chocolate agora tem receita fixa, só é preciso alterar o recheio. Valeu continue postando, um grande abraço, que Deus continue te abençoando. Bjs no coração.

    [Responder]

    Pam:

    @Viviani, Ah então você está como eu, se é bolo de chocolate eu faço sempre esta receita e só mudo o recheio, é sucesso garantido…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  24. Eu não gosto de café e gostaria de saber se não se sente o sabor ou se seria melhor tirar e substituir por outro ingrediente.
    ADORO o seu blog ! Já experimentei várias receitas e cupcakes e ficaram muito muito bons !
    Beijinhos ! *

    [Responder]

    Pam:

    @Teresa, Oi Teresa, o sabor do café é bem fraquinho, mas se você quiser você pode substituir o café por somente água, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  25. Nossa, parece maravilhoso. Vou testar a receita do bolo agora mesmo, mas nao vou rechear, so colocar uma calda. Se der certo faço no niver da filhota, mas com recheio de brigadeiro e prestigio que é garantia de sucesso com a garotada. Sera que confetes coloridos ficarão bem sobre a cobertura de brigadeiro?
    Abraços

    [Responder]

    Pam:

    @Eliane, Oi Eliane, tenho certeza que você vai adorar o bolo. E os confeitos coloridos ficam lindos, só cuidado pra não comprar aqueles que são muito duros.
    Beijinhos

    [Responder]

  26. Olá, Pam. Estava dando um olhada nas suas receitas e ainda não escolhi qual vou testar primeiro, mas gostaria que você tirasse uma dúvida que eu tive. Quando você menciona creme de leite fresco, é com ou sem o soro?

    Beijo!

    [Responder]

    Pam:

    @Marianna, Oi Marianna, o creme de leite fresco é um creme com maior teor de gordura, você usa ele do jeito que ele vier na garrafinha, ok? Sem separar nada.
    Beijinhos

    [Responder]

  27. Pam, não acho creme de leite fresco por aqui!
    Tem algum outro jeito de fazer coberturas assim?
    bjos

    [Responder]

    Pam:

    @Lígia, Oi Lígia, dependendo da receita não tem como substituir não, principalmente nas coberturas. Mas talvez você tenha visto por outro nome, sabe aqueles cremes que batem chantilly? Procura por eles, mas cuidado pois alguns são creme vegetal.
    Beijinhos

    [Responder]

  28. Olá…adorei essa receita e a fiz 2 vezes, só que na segunda o bolo não deu certo. A farinha é pouca.Na primeira vez, adicionei mais farinha e ficou bom, no última perdi a receita.

    [Responder]

    Pam:

    @Gilmara, Oi Gilmara, esta massa engana a todos, pois ela é mais líquida, então todo mundo acha que algo deu errado ou tem que colocar mais farinha. Mas eu lhe garanto que já fiz esta massa sem alterar nenhum ingrediente, mais de 20 vezes e nunca saiu errada, por isso que ela é uma das minhas favoritas, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  29. Olá,

    Adoro o seu blog e a minha receita preferida foi do bolo de chocolate (receita perfeita), é é perfeita mesmo…Qdo faço, tdo mundo adora.
    Mas outro dia, fiz aquela receita q é bolo de chocolate, com recheio de prestígio e brigadeiro, porém, no lugar do brigadeiro, coloquei nutella e levei pra geladeira Afff…mas o bolo não ficou bom, a massa ficou dura e a nutella tbém. Essa massa e a nutella não podem ir à geladeira?

    Um grande abraço,

    Vanessa

    [Responder]

    Pam:

    @Vanessa, Oi Vanessa, fico feliz em saber que você adoro o bolo de chocolate tanto quanto eu. Agora sobre o bolo de prestigio, a nutella na geladeira endurece sim, mas é só você deixar o bolo fora da geladeira alguns minutos antes de servir pra nutella ficar mole de novo. Agora sobre o bolo, eu não sei o que pode ter acontecido, pois eu teria que saber seu passo a passo, mas ela não fica dura não, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  30. o meu nao ficou tao fino quanto foi dito aqui, será que porque eu substitui o chcocolate por cacau em pó? tá no forno, vamos ver quando sair! 😀

    [Responder]

    Pam:

    @Camila, Oi Camila, desculpe mas eu não entendi o que você quis dizer com “fino”, mas espero que no fim tenha ficado do jeito que você queria.
    Beijinhos

    [Responder]

  31. Fiz esse bolo no meu aniversário. Que combinação é essa? Chantilly com Nutella, meu Deus! Ficou divino… A única coisa que mudei foi que coloquei bombons Sonho de Valsa picados ao invés do Bis. Ficou muito bom! Obrigada por essa receita, principalmente pelo recheio e cobertura…

    [Responder]

    Pam:

    @Karla, Oi Karla, fico mega feliz que você tenha gostado. E realmente nada melhor do que um sonho de valsa, mas como aqui não tem, eu tenho que ficar só na imaginação…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  32. Olá!!!

    Esse bolo ficou divino!!! Parece aqueles bolos que a gente encomenda em docerias!!!
    Em casa todo mundo amou!!!
    Eu só queria tirar uma dúvida, o meu bolo não cresceu muito, e fiz numa forma só pq não tinha duas iguais, será que coloquei pouco fermento ou pode ter sido outra coisa? E ele demorou bastante pra ficar pronto, na receita diz 35 a 40 minutos no forno, o meu demorou mais de uma hora e a massa ficou bem molhadinha… Mas mesmo assim não sobreou nem uma migalha rsrsrs

    Obrigada pela recita!!!
    Viciei no seu blog

    [Responder]

    Pam:

    @Pammela, Oie, eu adoro este bolo, fiz para um aniversário semana passada e é sempre um sucesso. Bom, sobre ele não ter crescido, as hipóteses que tenho são, ou a forma era muito grande, o que fez com que ele ficasse mais fininho ou o forno devia estar fraco e você deveria ter aumentado um pouco a temperatura. Mas o mais importante é ele ter ficado bom, o que aconteceu antes é passado…hehe.
    Beijinhos

    [Responder]

  33. Oi, gostaria de saber como eu uso essa receita pra fazer um cupcake, eu nunca fiz um e vi no seu post que usou essa recceita, estou doida pra fazer, qero sabe como faço assim, faço a massa e cooco direto na forminha de papel?
    ou tenho qe commprar uma forma especial pra cupcakes?
    se for direto na de papel é só colocar ela em ciima de uma forma normal e por no forno?
    Obrigada desde ja, Jessica.

    [Responder]

    Pam:

    @Jessica, Oi Jessica, procura no índice a receita de “Cupcake de chocolate com buttercream de ovomaltin”e onde eu uso esta mesma receita e sobre suas dúvidas de como fazer o cupcake, no índice também tem um link para o post “Como fazer cupcakes”, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

    Jessica:

    @Pam, oi fiz meus cupcakes mais acheii o buttercream horrivel,
    gostaria de saber se tem alguma cobertura menos doce?

    [Responder]

    Pam:

    @Jessica, Oi Jéssica, normalmente a maioria das coberturas são mais doces, mas você poderia fazer um ganache com um chocolate meio amargo, isto ajudaria a diminuir o doce, ok?
    Beijinhos

Deixe uma resposta