A Melhor Torta Holandesa

Preparados para conhecerem uma deliciosa receita de Torta Holandesa? Essa receita surgiu depois da minha busca por uma receita que não tivesse aquele gosto forte de manteiga e não levasse gelatina. Como não achei nenhuma que gostei, decidi criar a minha própria. Essa torta ficou deliciosa e com um gosto leve de manteiga. É super fácil de fazer, sem nenhum segredo e no fim você terá uma torta deliciosa que todo mundo vai adorar. Sucesso garantido!!

A Melhor Torta Holandesa
Imprimir
Ingredientes:
  1. Base e Lateral
  2. 100g de bolacha maisena, triturada
  3. 50g de manteiga sem sal, derretida
  4. 1 pacote de bolacha Calipso

  5. Torta
  6. 1 lata de leite condensado (395g)
  7. 1 gema
  8. 1/2 xícara de leite
  9. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  10. 150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  11. 3 colheres (sopa) de açúcar refinado ou de confeiteiro
  12. 400ml de creme de leite fresco, bem gelado

  13. Ganache
  14. 150g de chocolate meio amargo, picado
  15. 100g de creme de leite (pode ser de caixinha)
Preparo:
  1. Separe uma forma redonda de fundo falso de cerca de 20 cm.
  2. Base
  3. Misture a bolacha maisena triturada com a manteiga derretida formando uma farofa úmida e cubra o fundo da forma. Pressione a farofa com a mão ou uma colher, fazendo com que se forme uma “placa” no fundo da forma. Nas laterais da forma coloque as bolachas Calipso com o chocolate voltado para fora. Leve a forma ao congelador até a hora de usar.
  4. Torta
  5. Numa panela, misture o leite condensado, o leite e a gema. Leve para fogo médio e mexa até engrossar, quase no ponto de um brigadeiro mole. Acrescente a baunilha, mexa, tire do fogo e deixe esfriar até atingir temperatura ambiente.
  6. Na tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura fofa e clarinha, cerca de 10 minutos. Acrescente o creme de baunilha em temperatura ambiente e bata rapidamente só até misturar.
  7. Novamente na batedeira, numa outra tigela, bata o creme de leite fresco bem gelado até virar chantilly e atingir picos firmes (cuidado para não bater demais pois vira manteiga). Junte o chantilly ao creme de manteiga e misture delicadamente com uma colher.
  8. Despeje o creme na forma e leve para o freezer enquanto faz o ganache.
  9. Ganache
  10. Esquente o creme de leite no microondas só até começar a ferver, mas não deixe ferver. Acrescente o chocolate bem picadinho e deixe repousar por uns 3 minutos. Após, misture com uma colher até ficar bem cremoso. Se o chocolate não tiver derretido completamente, volte ao microondas por alguns segundos. Despeje a ganache sobre a torta e alise com uma espátula caso seja necessário.
  11. Leve a torta para a geladeira por pelo menos 4 horas ou durante a noite.
Dicas:
  1. - Para cortar mais facilmente a torta, mergulhe a faca em água bem quente, deixe por alguns segundos, retire, seque e corte a torta. Repita isso para cada vez que for cortar.
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

4 comentários em “A Melhor Torta Holandesa

  1. Pan,
    Esse mês de julho estive de ferias, e pude me dedicar a cozinha! Amo cozinhar e infelizmente, só nas férias posso me dar ao luxo de ficar experimentando ou fazendo receitas que gosto!
    Esse mês, fiz várias receitas suas!
    Conheço seu site, acho que já faz uns 2, 3 anos… E sempre quando quero fazer um bolo ou torta, passo por aqui, pois sei que com certeza vou achar algo que vale a pena fazer!
    Só queria te falar isso: suas receitas são sempre um arraso! 😍 😍 😍
    Obrigada! Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @KATIA, Oi Katia, fofa! Que comentário mais gostoso de ler!!! Obrigada pelo carinho. É por causa de pessoas como você que ainda mantenho o site. Obrigada por me fazer sorrir. Beijinhos no coração. :*

    [Responder]

Deixe uma resposta