Bolo de Chocolate com Maionese

Huuum, receita de bolo de chocolate molhadinho, macio e delicioso chegando para vocês!! Essa receita eu já tinha feito antes, mas em forma de cupcakes e dessa vez resolvi fazer em forma de bolo e colocar uma ganache por cima. Esse bolo é bom demais, o ingrediente secreto que deixa ele macio e molhadinho é a maionese, acredite se quiser. Mas não precisa ter receio, o bolo não fica com gosto de maionese! Essa receita é perfeita, é super fácil e sempre dá certo, o bolo cresce que é uma beleza e sempre fica macio. Garanto que vai se tornar uma das receitas favoritas de vocês!!

Bolo de Chocolate com Maionese
Imprimir
Ingredientes:
  1. Bolo
  2. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  3. 2/3 xícara (chá) de chocolate me pó (cocoa)
  4. 1 e 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  5. 1/4 colher (chá) de fermento em pó
  6. 1/2 colher (chá) de sal
  7. 3 ovos
  8. 1 e 2/3 xícaras (chá) de açúcar refinado
  9. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  10. 1 xícara (chá) de maionese
  11. 1 e 1/3 xícaras (chá) de café morno (ou água)

  12. Ganache
  13. 255g de chocolate meio amargo ou ao leite (cerca de 1 e 1/2 xícaras)
  14. 3/4 de xícara de creme de leite
  15. 1 colher (chá) de essência de baunilha (ou pode usar de 1 a 2 colheres (sopa) de rum, uísque, café, licor de laranja, framboesa, chocolate)
Preparo:
  1. Bolo
  2. Preaqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma de 33 x 22 cm.
  3. Numa tigela, peneire a farinha, o chocolate, o sal, o bicarbonato e o fermento. Reserve.
  4. Na tigela da batedeira, bata os ovos, o açúcar e a baunilha em velocidade alta por 3 minutos ou até que fique uma mistura clara e fofa. Reduza a velocidade e acrescente o maionese. Acrescente alternando os ingredientes secos e o café, e bata levemente até incorporar.
  5. Despeje a massa na forma e asse por 30 minutos ou até que ao inserir um palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme.
  6. Ganache
  7. Coloque o chocolate em uma tigela para microondas e aqueça em potência alta por cerca de 40 segundos até amolecer o chocolate e reserve. Em outra tigela para microondas, aqueça o creme de leite em potência alta apenas até que comece a borbulhar e mostrar sinais de ebulição, cerca de 60 a 75 segundos. Despeje o creme quente sobre o chocolate e deixe repousar cerca de 1 minuto. Mexa vigorosamente até que o chocolate tenha derretido e a mistura fique lisa e aveludada. Adicione a baunilha e misture bem. Deixe o ganache esfriar totalmente e engrossar um pouco. Bata brevemente a mistura antes de derramar sobre o bolo.
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

8 comentários em “Bolo de Chocolate com Maionese

  1. Pam, eu sou fãs mesmo é do bolo de chocolate com iogurte! tirando aquela base original com água quente ou café….eu acho que a melhor receita é a com iogurte…fácil e delicioso! os melhores bolos encontrei aqui!

    [Responder]

    Pam:

    @ana, Oi Ana, é o bolo de chocolate com iogurte é delicioso, mas testa essa pra comparar, vai que você prefere essa. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Eu já tinha visto receitas semelhantes no Pinterest, mas sempre tive medo de que essa receita fosse muito ousada para mim. Pelo jeito é um bolo de chocolate comum, mas muito molhadinho! Gostei, vou testar 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Julia, Isso mesmo Julia, é só um bolo molhadinho. Testa sim que tenho certeza que vai adorar. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Boa noit….
    Essa receita é muito diferente, fiquei com vontade de fazer. Mas a parte de bicarbonato me deixou confusa. Qual a medida do bicarbonato. Desde já agradeço. Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Thais Silva, Oi Thais, o bicarbonato pra essa receita é 1 colher de chá e mais outra 1/4 de colher de chá ou seja 1 + 1/4 de colheres. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta