Bolo de Banana e Caramelo

Eu estava há algum tempo procurando um bolo de banana e acertei em cheio na escolha, esse bolo é de-li-ci-o-so , simples, rápido e muito, muito gostoso, ainda mais se for comido quentinho. Sem dúvida um dos melhores bolos de banana que já fiz e que já comi!!! Quem gosta de um bolinho simples, pode fazer sem a cobertura, mas quem gosta de deixar tudo ainda mais decadente é só fazer a cobertura de caramelo. É bom demais!!

Bolo de Banana e Caramelo
Print
Ingredients
  1. Bolo
  2. 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  3. 2 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
  4. 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  5. 1/2 colher (chá) de sal
  6. 1/2 xícara de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  7. 1 e 1/4 xícaras de açúcar
  8. 2 ovos grandes
  9. 1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
  10. 1/2 xícara de buttermilk *
  11. 1 xícara de bananas amassadas (+ ou - 2 bananas)

  12. *Receita de buttermilk caseiro: Para cada 1/2 xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1/2 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar meia xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

  13. Cobertura de caramelo
  14. 1 e 1/2 xícaras de açúcar mascavo (desfaça as pelotinhas antes)
  15. 3/4 xícara de creme de leite (pode ser de caixinha mesmo)
  16. 1 colher (sopa) de suco de limão (opicional)
  17. 3 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em pedaçinhos
Instructions
  1. Bolo
  2. Preaqueça o forno a 177ºC. Unte uma forma de bolo inglês (ou uma grande de furo no meio) com manteiga e enfarinhe.
  3. Numa tigela peneire: o trigo, fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Reserve. Em uma batedeira bata (velocidade média) a manteiga até que fique fofa, mais ou menos 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata mais uns 2 minutos. Junte os ovos, um de cada vez, batendo muito bem após cada adição. Por último a baunilha. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes secos em 3 etapas, alternando com o buttermilk e as bananas amassadas, começando e acabando com os secos. Não bata demais, somente o necessário para incorporar os ingredientes após cada adição.
  4. Leva ao forno para assar por 25 a 30 minutos ou até que fique dourado e que o teste do palito saia limpo. Deixe amornar por 20 minutos e vire num prato de bolo.
  5. Cobertura de caramelo
  6. Misture o açúcar mascavo, o creme de leite e o suco de limão numa panela, e leve em fogo médio. Cozinhe, sem mexer, por 5 a 7 minutos até que o açúcar esteja dissolvido (até atingir 114ºC).
  7. Retire a panela do fogo e deixe o caramelo esfriar por 3 minutos (até atingir 60ºC). Retire a manteiga da geladeira e coloque sobre a mistura de caramelo.
  8. Bata em velocidade média/alta até que o caramelo endureça e perca o brilho ficando opaco, pode demorar de 5 a 7 minutos. Aplique a cobertura imediatamente pois ela endurece um pouco. Se você preferir pode utilizar o caramelo para também rechear o bolo.
Adapted from Trainee de Cozinheira
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

56 comentários em “Bolo de Banana e Caramelo

  1. Oi Pam, menina ficou lindão hein??!! olha depois vou postar as batatas que fiz iguais as suas, ficou divina!!!.Bj vc é danada!!
    Maura

    1. @Maura, Você fez as batatas? Quero ver depois. Ah e para de fazer um pouco esses bolinhos lindos e deliciosos que deu para você perceber que eu fico querendo testar todos, e por mais que eu fassa meia receita, ando comendo muito açucar…hahaha.
      Beijinhos

  2. êsse bolo realmente é muito bom..muito bom mesmo!só em vêr as fotos dá vontade de fazer de novo..fiz ele a um tempo atras..quando a Verena postou e foi a sensação na epoca..bela receita e maravilha de cobertura..o seu ficou lindo..muito lindo mesmo..bjus

    1. @iliane, Oi Iliane, é eu vi que você e várias outras blogueiras haviam feito esse bolo e falado super bem dele, então tive certeza que iria testar, e não deu outra, o bolo é delicioso, adorei.
      Beijinhos

  3. Pam, Pam, Pam, não acredito que vc fez isso!!!, meu Pai do céu, banana + caramelo, vc me mata desse jeito minha amiga que loucura, já tô engordando meu caderninho de receitas, viu ?!!!, bjkas coloridas no seu coração e um lindo fim de semana, ;)…

    1. @Ana Paula, Ah mas vai ser sempre assim, você me deixa com água na boca com as suas receitas aí eu tenho que dar o troco…haha.
      Beijinhos e um ótimo fim de semana pra você também.

  4. Pam,

    Eu estava pensando em fazer esse bolo pra levar pra minha mãe! Agora é que vou fazê-lo mesmo, pois as imagens e os comentários são irresistíveis! O seu bolo ficou com um aspecto DE LI CI O SO! rsrs.

    Beijinho e bom fim de semana

    1. @Marly, Oi Marly, pode fazer o bolo sim, pois tem o selo de qualidade “Pamela Brandao”…hehe…ele é delicioso, e depois me conta se sua mãe gostou.
      Beijinhos e bom fim de semana.

  5. Pam, só de ler essas receitas fico com água na boca!
    Parabéns, e muito obrigada por compartilhar.
    Preciso de uma ajudinha. Onde encontro forminhas para cupcakes?

    Beijos

    1. @Camila, Oi Camila, obrigado pelo carinho. E respondendo à sua pergunta, se você estiver procurando pelas forminhas de papel, muitos supermercados já vendem ou você acha em casa de produtos especializados e a mesma coisa acontece com a forma de alumínio. Mas se você quiser, na internet existem vários sites que vendem, e um que eu indico é o barradoce.com.br , ok?
      Beijinhos

  6. Pamela, que delícia de receita! Parabéns! Irei testá-la este fim de semana! Me ajuda com uma dúvida, por favor? Esta calda, depois ela endurece em cima do bolo? Queria fazer cupcakes desta receita.. mas a cobertura teria que ficar sequinha, durinha….
    Beijos e mais uma vez, parabéns! Sei blog é uma delícia!

    1. @Thaise, Oi Thaise, a cobertura dá uma endurecidinha sim, como se fosse aquela cobertura de bolo de cenoura sabe? mais ou menos…hehe…mas não sei qual o ponto que você está querendo que ela fique para utilizar no cupcake, mas se você esperar esfriar mais um pouco antes de cobrir, ela não escorre não, ok?
      Beijinhos

  7. Oi querida!!! Eu voltei!!! Após uma semana maravilhosa, recarregando as baterias e novinha em folha!!! hehehe

    Ainda tenho alguns dias de férias e aproveitarei para colocar o meu caderno de receitas (a fazer/testar) em dia.

    Deliciosa receita, você e a Maura são “boleiras” de mão cheia.

    Beijocas e ótimo final de semana

  8. Oi Pamela, tudo bem?

    Achei seu blog por acaso uma dia desses e estou adorando.

    Me tira uma dúvida. Desculpa a santa ignorância, mas o que é esse buttermilk? É a mesma coisa que o creme de leite? Eu compro pronto? Rs

    Obrigada.

    1. @Eloma, Oi Eloma, obrigado pelo carinho. E respondendo á sua pergunta, o buttermilk ou leitelho, é o líquido (resíduo) que restou na preparação da manteiga, é pouco conhecido no Brasil e não é encontrado à venda nos supermercados. Mas na receita, logo depois da lista dos ingredientes tem a receita caseira de buttermilk, ok?
      Beijinhos

  9. Olá Pamela, encontrei seu blog por acaso na net e estou adorando. Sou estudante de nutrição e adoro cozinhar.

    Fiz hoje mesmo a receita do bolo de banana e simplesmente não tem mais nenhum pedaço aqui em casa. Sucesso total.

    Delicioso este bolo.

    Obrigada por compartilhar e tenha certeza que estarei por aqui sempre.

    Beijos

    1. @Lidiane, Oi Lidiane, eu adoro este bolo, fico feliz em saber que você também gostou. Agora quero ver você testar mais receitas, heim?
      Beijinhos

  10. Olha eu aqui de novo, adoro esse blog!
    Testei essa receita e adorei. Ficou uma delicia e todo mundo aqui em casa gostou. Mas eu fiquei um pouco triste com relação ao caramelo, não sei por que o meu caramelo não endureceu, ficou uma calda. Mas enfim, nada que alterasse o sabor do bolo.

  11. Queria dar uma sugestão de post.
    Quando faço alguma receita, eu sigo direitinho. Eu estou começando agora e alguns ingredientes me deixam com dúvidas sobre para que servem, como por exemplo: Para que serve o bicarbonato de sódio?
    No bolo de banana estava escrito extrato de baunilha eu usei essência de baunilha, tem diferença?
    Qual a função da essência de baunilha? eu sempre achei que ela era usada em receitas que deveriam ter sabor de baunilha.
    Ficaria muito contente se pudesse responder. Um abraço.

    1. @Mayara mônica, Oi Mayara, o bicarbonato serve pra dar uma leveza na massa. Sobre o extrato e a essência de baunilha, eles na verdade são quase a mesma coisa, em teoria muda somente a qualidade. E elas servem para dar aroma e um leve sabor, ok?
      Beijinhos

  12. Boa tarde Pam! Muito friiiioooo aqui no sul, o que esta me animando a cozinhar. Neste fim de semana fiz duas receitas que peguei do teu blog, palha italiana, ficou super deliciosa, fiz para uma sobresa no jantar na casa de amigos, foi um sucesso. Fiz tambem este bolo, nossa, que coisa deliciosa. Todos aprovaram, me surpreendi com a calda de caramelo, deu super certo. Obrigada pelos posts. Continue. Vou conferir qual sera o proximo (hehehehe).
    Bjs. Viviani

    1. @Viviani, Oi Viviani, fico super feliz em saber que todas as receitas que você está testando estão dando certo e que todo mundo está aprovando. Eu que agradeço seu carinho. Sempre volte para me contar quando testar outras, ok?
      Beijinhos

  13. Que delíííícia do bolo Paaaaaaaam 🙂
    Até meu pai que nao gosta de banana ADOROOOU!
    É bem suave o sabor,numa massa bem fofinha e macia.E a calda de caramelo me lembra aquelas balas que eu comia quando era criança!Hmmmmmmmmmmmm delicioso!
    Parabéns ;D

    1. @Lívia, Oi Líva, que bom que você e seu pai gostaram do bolo, ebaaaaa. Me deixou com vontade de comer este bolo agora. Hum, acho que eu tenho 2 bananas passando do ponto aqui que já vão ter destino certo….hehe.
      Beijinhos

  14. Pamela…Esse seu Bolo de Banana com cobertura de Caramelo é simplismente ¨MARAVILHOSO¨,obrigado por estar sempre dividindo com a gente essas delícias…

  15. Oi Pam, tudo bem?

    Eu, de novo, fazendo suas receitinhas… E esse bolo, realmente tá com uma cara, muuuuuito boa!!! Sem falar q eu amo bolo ou torta de banana!
    Ah, já está no forno..Espero q fique igual ao seu!
    bjinhos.
    e, obrigada!

      1. @Pam,
        Oiii
        Nossa menina!! Esse bolo já é meu preferido!
        Ficou muito bom.. nunca tinha feito bolo com banana na massa. Todos lá de casa, amaram..:)

        Bjinhos!

    1. @Marina, Oi Mariana, manteiga amolecida não é a derretida, é a manteiga em temperatura ambiente ou leve no microondas por alguns segundinhos só pra ficar mais molinha, mas sem derreter. Beijinhos

  16. Oi, Pam sumida! Cadê você e suas receitas maravilhosas? Estamos com saudades!!!
    Estou sempre passando pelo seu site e hoje, já que tinha umas bananas sobrando por aqui resolvi fazer esse bolo. Mas é que observei uma pequenina falha na receita e resolvi te escrever. Em “…acrescente leite até completar uma xícara…” na receita do buttermilk, não seria “meia xícara”?
    Beijinhos!! E apareça!

Deixe um comentário