Butter Chicken (Frango Indiano)

Huuuum, preparem-se que a receita de hoje é DELICIOSA!! Quem aí gosta de comida indiana? Eu adoro, mas tem um problema, é uma culinária que leva cominho em tudo, e cominho é a minha “kriptonita”…hehe. Sempre que vou em um restaurante indiano, eu não saboreio 100% os pratos por causa desse temperinho. Maaas, decidi resolver esse problema e fazer em casa o meu próprio Butter Chicken, podendo assim, retirar o cominho da receita. Pessoal, ficou maravilhooooso, não perde em nada para o prato de um restaurante. Pra quem nunca experimentou esse frango indiano, você não sabe o que está perdendo. É uma receita super fácil e rápida, parece complicada pela quantidade de ingredientes, mas a maioria dos ingredientes são temperos. Fez o maior sucesso aqui em casa e tenho certeza que também será sucesso garantido aí na sua casa!

Butter Chicken (Frango Indiano)
Print
Ingredients
  1. 1 colher (sopa) de óleo
  2. 2 échalotes, finamente picadas (ou 1 cebola pequena)
  3. 2 colheres (sopa) de manteiga
  4. 2 colheres (chá) de suco de limão
  5. 2 colheres (chá) de alho picado
  6. 1 colher (chá) de gengibre picado
  7. 1 colher (chá) de garam masala*
  8. 1 colher (chá) de pimenta chili em pó
  9. 1 colher (chá) de cominho em pó
  10. 1/2 colher (chá) de coentro em pó
  11. 1 folha de louro
  12. 1/4 xícara de iogurte natural
  13. 1/2 xícara de leite
  14. 1/2 xícara de creme de leite
  15. 1 xícara de molho de tomate
  16. 1/4 colher (chá) de pimenta caiena, ou a gosto
  17. 1 pitada de sal
  18. 1 pitada de pimenta do reino

  19. 1 colher (sopa) de óleo
  20. 700g de peito de frango ou coxa, sem pele e em pedaços pequenos
  21. 1/2 colher (chá) de sal
  22. 1 colher (chá) de garam masala*
  23. 1 pitada de pimenta caiena, opicional
  24. Punhado de coentro picado, para decorar

  25. *Garam Masala
  26. 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  27. 1 colher (chá) de canela em pó
  28. 2 colheres (chá) de pimenta do reino
  29. 3 colheres (chá) de cominho em pó
  30. 3 colheres (chá) de coentro em pó
  31. 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó
  32. 1 colher (chá) de cravo em pó
Instructions
  1. Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma panela grande em fogo médio. Salteie as cebolas até ficarem macias e translúcidas. Misture a manteiga, suco de limão, alho picado, gengibre picado, 1 colher de chá de garam masala, pimenta em pó, cominho, coentro e louro. Cozinhe, mexendo constantemente, por 1 minuto. Adicione o molho de tomate e cozinhe por 1-2 minutos adicionais, mexendo com frequência. Adicione o iogurte, leite e creme de leite. Reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos, mexendo sempre. Tempere com pimenta caiena, sal e pimenta do reino, mexa. Retire do fogo e reserve.
  2. Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione os pedaços de frango e tempere com 1/2 colher de chá de sal. Cozinhe até dourar levemente, cerca de 10 minutos. Reduza o fogo, tempere com 1 colher de chá de garam masala e uma pitada de pimenta caiena. Adicione algumas colheradas do molho, e ferva até que o líquido tenha reduzido e o frango não esteja mais rosado, cerca de 5 minutos. Adicione o frango cozido à panela de molho. Cozinhe por 5 a 10 minutos em fogo médio-baixo, ou até engrossar. Decore com coentro e sirva com pão naan ou arroz basmati.
Notes
  1. - Certifique-se de mexer bem o iogurte antes de adicioná-lo ao molho, ou ele vai separar e o molho irá talhar.
  2. - Você pode ajustar a quantidade de pimenta ao seu gosto. Você pode adicionar menos ou até omitir a pitada. Vá provando o molho para deixá-lo ao seu gosto! Lembre-se, você sempre pode adicionar mais pimenta depois, mas não dá para tirá-la.
  3. - Eu não gosto de cominho, então se você for igual a eu, pode omitir todo o cominho da receita, fica tão maravilhoso quanto.
Adapted from Listen To Lena
Adapted from Listen To Lena
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

Deixe um comentário