Bolo de Limão, Gengibre e Pimenta

Para quem adora bolos cítricos, irá adorar essa receita. Além do delicioso sabor de limão, esse bolo tem um toque sutil de gengibre e a pimenta, quase imperceptível, serve para dar vida ao bolo. E sem esquecer na calda de limão que dá o toque final ao bolo. Uma receita super fácil que resulta num bolo super macio e saboroso! Tenho certeza que você irá adorar!

Bolo de Limão, Gengibre e Pimenta
Imprimir
Ingredientes:
  1. Farinha de rosca
  2. 2 colheres (sopa) de raspas de limão
  3. 2 colheres (sopa) de suco de limão
  4. 3 colheres (chá) de gengibre ralado
  5. 3 xícara de farinha de trigo
  6. 3/4 colher (chá) de bicarbonato
  7. 3/4 colher (chá) de fermento em pó
  8. 1 a 2 colheres (chá) de pimenta branca moída
  9. 1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
  10. 3 ovos
  11. 1 xícara de buttermilk

  12. *Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

  13. Calda
  14. 1/2 xícara de açúcar
  15. 1/3 xícara de suco de limão
Preparo:
  1. Para fazer a calda, misture o limão com o açúcar numa tigela e deixe de lado até o açúcar dissolver. Reserve.
  2. Preaqueça o forno a 160°C. Unte e enfarinhe com farinha de rosca, uma forma redonda de furo no meio de cerca de 24cm.
  3. Numa tigela pequena, misture as raspas de limão, o suco de limão e gengibre. Reserve. Numa tigela média, misture a farinha de trigo, bicarbonato, fermento e pimenta. Reserve. Numa tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Adicione os ovos, um a um, e bata bem após cada adição. Adicione a mistura de farinha aos poucos, alternando com o buttermilk, e bata levemente só até misturar. Acrescente a mistura de limão e mexa. Transfira a massa para a forma e asse por cerca de 70 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar.
  4. Espalhe a calda sobre o bolo ainda quente e deixe esfriar completamente.
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

Deixe uma resposta