Cuca de Goiabada

Oii pessoal, que tal uma Cuca de Goiabada pro fim de semana? Ótima ideia né? Huuum, nada melhor do que comer um bolinho quentinho, cheio de goiabada derretida no meio!! Bom demais!!

Cuca de Goiabada
Imprimir
Ingredientes:
  1. 170g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  2. 2 xícaras (não muito cheias) de açúcar refinado
  3. 3 xícaras de farinha de trigo
  4. 4 colheres (chá) de fermento em pó
  5. 1 colher (chá) de sal
  6. 1 e 1/4 xícara de leite
  7. 3 claras de ovo, em neve
  8. Goiabada em pedaços

  9. Cobertura
  10. 150g de manteiga sem sal, gelada
  11. 3/4 xícaras de farinha de trigo
  12. 1 e 1/ 2 xícara de açúcar mascavo
Preparo:
  1. Preaqueça o forno a 180C. Unte uma forma/assadeira de cerca de 23x33 cm ou maior (não use uma forma com a lateral muito baixa). Peneire a farinha, o fermento e o sal juntos. Bata as claras em neve e reserve.
  2. Bata a manteiga com o açúcar, até ficar uma mistura fofa e clara. Adicione a mistura de farinha e o leite alternadamente até misturar. Não misture/bata demais! Junte as claras em neve delicadamente com uma espátula. Espalhe a massa na assadeira. Distribua os pedaços de goiabada por cima da massa, e com o dedo ou cabo da colher vá afundando esses pedaços na massa. A quantidade de goiabada fica ao seu critério, mas já digo, quanto mais, melhor...hehe.
  3. Em uma tigela separada, junte os ingredientes da cobertura e com as pontas do dedo vá misturando até ficar parecendo uma farofa com "gruminhos". Polvilhe essa "farofa"sobre a massa do bolo.
  4. Asse por 40 a 45 minutos, ou até não estar mais mole. Sirva quente!
Adaptado de The Pioneer Woman
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/

8 comentários em “Cuca de Goiabada

  1. Oi Pam, amo cuca de goiabada! Mas não entendi uma coisa: a goiabada não afunda na massa e vai pro fundo? E a cobertura não é colocada em cima, como ficam as duas em cima como na foto? Fiz e a goiabada desceu e a cobertura ficou em cima. Podia me ajudar, por favor?! Beijos

    [Responder]

    Pam:

    @Luciana, Oi Luciana, a minha goiabada não afundou na massa por isso que ela ficou em cima do bolo, acho que foi por que minha massa estava mais firme e sim, a cobertura fica por cima da goiabada. Da próxima vez você pode tentar deixar a goiabada por cima mesmo, sem afundar ela com o dedo, e por cima da goiabada vc coloca a cobertura. Beijinhos.

    [Responder]

  2. E as gemas?

    [Responder]

    Pam:

    @Silvia, Oi Silvia, as gemas não são usadas. Mas você pode guardá-las para fazer um omelete depois. Beijinhos.

    [Responder]

    Silvia:

    @Pam, hahaha. Acabei usando, mas acho que não ficará ruim. E minha manteiga acabou, tive que usar margarina mesmo. Aí tive problemas com a cobertura, ficou muito oleosa. Na próxima irei usar só manteiga! Obrigada pelo retorno. 🙂

    [Responder]

    Pam:

    @Silvia, Hehehe o que importa é que fique bom. Beijinhos.

Deixe uma resposta