Bolo de Mousse de Limão e Framboesa

bolo mousse de limao

Huuum, finalmente trazendo pra vocês a receita de um dos bolos que eu estava devendo, ainda tem outro…hehehe. Esse bolo fiz pro aniversário do meu marido. Eu sempre prefiro os bolos branquinhos com sabores cítricos ou com frutas, daí resolvi juntar duas das minhas frutas preferidas, o limão e a framboesa.

IMG_8916-3

Fui pegando partes de receitas que eu já havia feito e montei esse bolo mega lindo e delicioso. Se você não encontrar framboesas, pode fazer com morango, vai ficar ótimo também. O bolo é simples de fazer, é só seguir os passos certinhos. Eu normalmente faço tudo no dia anterior da festa e só monto no dia, assim facilita bastante e você não terá surpresas se algo der errado.

bolo mousse de limao 2

Bolo Mousse de Limão e Framboesa
Print
Ingredients
  1. 3 xícaras de framboesas, ou morangos
  2. 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

  3. Bolo
  4. 40 g de manteiga
  5. 2 colheres (sopa) de leite
  6. 180g de farinha para bolo*
  7. 6 ovos
  8. 180g de açúcar
  9. 1 colher (sopa) de raspas de limão
  10. 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  11. *Farinha de bolo caseira: para cada 1 xícara de farinha de trigo substitua 2 colheres de sopa da farinha por 2 de amido de milho.

  12. Mousse de Limão
  13. 7g de gelatina em pó sem sabor
  14. 3 ovos
  15. 2 gemas de ovo
  16. 1 e 1/4 de xícara de açúcar
  17. 1 colher (sopa) de raspas de limão
  18. 2/3 xícara de suco de limão
  19. 1 e 1/3 xícara de creme de leite fresco

  20. Calda
  21. 1/2 xícara de suco de limão
  22. 1/2 xícara de água
  23. 3/4 xícara de açúcar

  24. Buttercream de Chocolate Branco
  25. 150g de chocolate branco, picado
  26. 1/4 xícara de creme de leite fresco
  27. 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
Instructions
  1. Bolo
  2. Preaqueça o forno a 180C por pelo menos 20 minutos antes. Forre o fundo de 1 formas redonda antiaderente de 25cm de fundo removível com papel manteiga, não precisa untar as laterais. Coloque a manteiga e o leite em uma tigela pequena e leve ao microondas até que a manteiga derreta. Em outra tigela, peneire a farinha 2 vezes. Reserve.
  3. Em outra tigela, adicione os ovos e o açúcar. Coloque a tigela em banho maria, coloque-a sobre uma panela com água fervendo em fogo baixo e bata a mistura de ovos até que fique morna (só até dissolver o açúcar). Em seguida, retire do banho maria e bata a mistura até crescer bastante, cerca de 10 a 15 minutos. Adicione a baunilha e misture.
  4. Adicione a farinha peneirada em 3 partes. Misture delicadamente com uma espátula a cada adição para não perder o volume. Em seguida, adicione a mistura de manteiga derretida e leite e misture com a espátula.
  5. Coloque a massa na forma preparada. Asse por 35-40 minutos ou até pegar cor e o teste do palito sair limpo. Tire o bolo do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme.
  6. Mousse de Limão
  7. Em uma tigela pequena, polvilhe a gelatina sobre 3 colheres (sopa) de água e reserve. Numa tigela de vidro, misture os ovos, as gemas, o açúcar, raspas de limão e suco de limão. Coloque sobre uma panela com água fervendo e cozinhe em banho maria, mexendo sempre, até ficar translúcido e grosso o suficiente para cobrir as costas da colher, cerca de 20 minutos. Coe em uma tigela grande. Acrescente a gelatina na mistura e mexa até derreter. Coloque um filme plástico encostando na superfície e leve para refrigerar, mexendo a cada 10 minutos, até a mistura esfriar e endurecer levemente, cerca de 1 hora. Em outra uma tigela, bata o creme de leite fresco até atingir o ponto de chantilly e com uma colher, misture-o no creme de limão delicadamente. Acrescente 2 e 1/3 xícaras das framboesas (ou morangos) e reserve.
  8. Calda
  9. Misture todos os ingredientes numa panela e cozinha até o açúcar dissolver. Retire do fogo e deixe esfriar.
  10. Cobertura
  11. Esquente a 1/4 xícara de creme de leite em uma panela, só até que começar a ferver (não deixe ferver). Tire do fogo e despeje sobre o chocolate branco picado em uma tigela média. Deixe descansar por alguns minutos e, em seguida, mexa até que o chocolate derreter todo. Deixe esfriar por 10 minutos e, em seguida, bata com a batedeira. Bata durante 10 minutos até ficar uma mistura clara e fofa, em seguida, comece a adicionar a manteiga em temperatura ambiente com uma colher, misture bem até ficar totalmente incorporada. (Você terá buttercream suficiente para uma camada fina em torno do bolo. Se você gostar de mais cobertura em seu bolo, dobre a receita, mas isso deixará seu bolo muito doce.)
  12. Montagem
  13. Forre o fundo e lateral da mesma forma que você fez o bolo com papel manteiga (eu uso uma tira de acetato). Corte o bolo horizontalmente em 3 partes. Comece colocando a camada de cima do bolo, com a parte cortada para cima, no suporte de servir e umedeça-a com a calda. Espalhe metade do mousse de limão. Coloque a outra camada do bolo (a do meio), umedeça-a com a calda e cubra com o restante do mousse. Termine colocando a última camada do bolo, a de baixo, com a parte cortada para baixo (o fundo do bolo fica virado pra cima pra ficar reto). Cubra o bolo com um filme plástico e leve à geladeira até endurecer, cerca de 4 horas. Depois de resfriado, desenforme o bolo e espalhe metade do buttercream sobre ele e leve-o para esfriar na geladeira por 20 minutos. Cubra seu bolo refrigerado com a outra metade da cobertura e decore com alecrim e framboesas.
Notes
  1. O açúcar de confeiteiro tende a derreter quando em contato com o bolo. Então, só enfeite o bolo com o açúcar na hora de servir, ou misture um pouco de amido de milho no açúcar para ajudar a não derreter rapidamente.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

9 comentários em “Bolo de Mousse de Limão e Framboesa

  1. Hummm !!! Esse bolo deve ser delicioso, aliás como tudo o que você faz.
    Pamela seria pedir muito para você me mandar uma receita de bolo de mel ( não pão de mel). Obrigada.

Deixe um comentário