Bolo Tres Leches de Coco (Bolo Gelado)

bolo tres leches 3

Huuuum, bolinho novo na área. Esse bolo se chama Tres Leches, tem origem latino-americana e é bem parecido com o nosso bolo de coco gelado. Um bolinho simples, rápido, fácil e mega delicioso. Tudo se resume a um bolo super macio, regado com uma calda de coco deliciosa e finalizado com um chantilly e coco tostado. Bom, né?

Bolo Tres Leches de Coco (Bolo Gelado)
Imprimir
Ingredientes:
  1. Bolo
  2. 1 xícara de farinha de trigo
  3. 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  4. 1/4 colher (chá) de sal
  5. 5 ovos
  6. 1 xícara de açúcar, dividido
  7. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  8. 1/3 xícara de leite

  9. Calda
  10. 1/2 xícara de leite condensado
  11. 1 xícara de leite de coco
  12. 1/4 xícara de rum de coco (Malibu)
  13. 3/4 xícara de leite evaporado*

  14. *Leite evaporado caseiro: leve 2 xícaras de leite (quanto mais fresco melhor!) para esquentar em fogo baixo. Não deixe que o leite ferva - o ideal é que ele fique numa pré-fervura por aproximadamente 20 minutos ou até que reduza a uma xícara.

  15. Cobertura
  16. 2 xícara de creme de leite fresco
  17. 3 colheres (sopa) de açúcar
  18. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  19. 1 xícara de coco ralado doce, opcional
Preparo:
  1. Calda
  2. Em uma panela média, acrescente o leite de coco, leite condensado, leite evaporado e rum de coco. Misture bem e cozinhe em fogo médio, sem deixar ferver, por 5 minutos. Reserve e deixe esfriar.
  3. Bolo
  4. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte a base de uma forma de 23x33 cm. Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela grande. Separa as claras das gemas. Bata as gemas com 3/4 de xícara de açúcar em velocidade alta até que fique uma mistura clara e fofa. Acrescente o leite e a baunilha. Misture os secos e mexa delicadamente até incorporar.
  5. Bata as claras em neve. Junte o 1/4 de xícara de açúcar restante e bata até que as claras fiquem bem firmes. Misture as claras de neve na massa com uma colher muito suavemente só até incorporar. Despeje a massa na forma e uniformize a superfície. Asse por 35 a 45 minutos ou até que um palito saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar até atingir temperatura ambiente.
  6. Cobertura
  7. Bata o creme de leite com açúcar e baunilha até ficar firme e virar chantilly. Forre uma forma com papel alumínio e espalhe o coco ralado, leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos (dê uma mexida no coco com uma colher no meio do processo) ou até ele ficar tostado.
  8. Montagem
  9. Depois do bolo ter esfriado, com um garfo, fure bem toda a superfície do bolo. Derrame a calda por cima do bolo, certificando-se de derramar por todas as partes e laterais. Deixe o bolo absorver a calda durante 30 minutos. Cubra com o chantilly e o coco torrado se preferir, pode colocar alguma frutas também, como morango, cereja em calda, etc. Leve para gelar por algumas horas. Corte em quadrados e sirva.
Adaptado de The Pioneer Woman
Pam*B http://www.pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

16 comentários em “Bolo Tres Leches de Coco (Bolo Gelado)

  1. Prima,
    adoro esse bolo, já comi algumas vezes nas sobremesas dos restaurantes mexicanos, é muito saboroso, então agora vou fazer aqui em casa. Bjs

    [Responder]

    Pam:

    @Kelly, Oi Kelly, é super simples e saborosa, como tudo sozinha…hehe. Beijinhos.

    [Responder]

  2. Eu sou apaixonada por doces , mas nunca experimentei esse três leches fiquei bastante curiosa acho que vou tentar fazer esse doce seguindo sua receita obrigada.

    [Responder]

    Pam:

    @marta, Oi Marta, faz sim que você vai adorar. Beijinhos.

    [Responder]

  3. Toda receita que leva coco eu gosto. Sou completamente apaixonada por coco, esse bolo deve estar muito gostoso, me deu uma vontade enorme de provar esa delícia vou prepara a receita tenho certeza que não vou me decepcionar.

    [Responder]

    Pam:

    @sabrina, Oi Sabrina, faz sim esse bolo, tenho certeza que você vai adorar. Beijinhos.

    [Responder]

  4. Humm deu água na boca, também adoro coco. Ótima receita, está de parabéns.
    Espero ter um bom material assim também no futuro pra compartilhar, pois ainda estou no começo.
    Muito obrigado por dividir conosco esta receita!!!!

    [Responder]

    Pam:

    @Claudio Marques, Oi Cláudio, obrigada pela visita e carinho. Já retribuí a visita e sucesso pra você. Beijinhos.

    [Responder]

Deixe uma resposta