O Melhor Bolo de Fubá do Mundo

bolo de fuba e goiabada 3

Huuuuum, não tem jeito melhor de começar a semana do que com um bolinho de fubá! E dessa vez trago pra vocês a receita do melhor bolo de fubá do mundo!!! Aqui no Canadá é difícil achar fubá, na verdade você só encontra nos mercadinhos portugueses, mas como moro longe deles fazia tempo que o estoque de fubá daqui de casa havia acabado. Mas no fim de semana tive a oportunidade de contornar isso. Assim, pude então colocar as mãos à obra e fazer esse bolo delicioso. Como ando utilizando bastante o iogurte grego nas minhas últimas receitas decidi que também iria testar colocar o iogurte no bolo de fubá. O resultado foi um dos bolos mais gostosos que já fiz, meus amigos comeram tudo e adoraram. Ainda bem que o pessoal estava por perto se não com certeza eu ia comer o bolo todo sozinha. Gente, por favor, façam esse bolo, e me mandem a foto ou me marquem no Instagram com @brandaopamela pra eu babar nas fotos.




O Melhor Bolo de Fubá do Mundo
Print
Ingredients
  1. 4 ovos
  2. 1 xícara de açúcar
  3. 1/2 xícara de óleo
  4. 1 xícara de iogurte grego natural
  5. 1 xícara de farinha de trigo
  6. 1 xícara de fubá
  7. 1 pitada de sal
  8. 1 colher (sopa) de fermento em pó

  9. Calda
  10. 1 xícara de goiabada em cubos
  11. 1/2 xícara de água
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 180C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de furo no meio de cerca de 24cm. Peneire a farinha, o fubá, o sal, o fermento e reserve. Na tigela da batedeira, coloque os ovos e bata até ficarem numa cor clara e aumentar de volume, uns 5 minutos (se não tiver batedeira pode utilizar um fouet). Junte o açúcar e bata novamente até dobrar de volume e formar um creme fofo e esbranquiçado, uns 5 minutos. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Adicione o iogurte e bata só até misturar. Adicione os ingredientes secos e misture delicadamente, não bata demais. Despeje na forma. Leve ao forno preaquecido e asse por 30 ou até ele ficar douradinho e o teste do palito sair limpo. Deixe esfriar numa grelha e depois desenforme.
  2. Para a calda, coloque a goiabada e a água numa panela e leve ao fogo até que toda a goiabada tenha derretido. Retire do fogo e derrame por cima do bolo.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

40 comentários em “O Melhor Bolo de Fubá do Mundo

  1. Pam!!!
    Tu demorou a voltar, mas quando voltou foi com tuuudo!!
    Graças a Deus!
    Eu tava quase que com crise de abstinência.. kkkkk
    Querida, faz tempo que eu to com um fubá no armário querendo um bolo bem gostoso pra fazer.
    Estou grávida e não podia ficar nessa carência, ne?
    Vou fazer hoje!

    1. @Roberta, Hehehehe, as vezes dá desânimo mas com comentários como o seu o ânimo volta! Faz logo esse bolo pro bebê não sair com cara de fubá…hehehe. Beijinhos Roberta.

  2. Oi, Pamela, bom diaaaa!

    Não pude resistir a perguntar:

    – Essa é sua fase “iogurte grego”?

    kkk, é só uma piadinha! Continuo amaaaaaando as suas receitas!!!

    1. @Mayumi, Poxa Mayumi, por que será que você teve essa impressão? hehehehe… Junta 3 potes de iogurte na geladeira e receitas cada vez mais gostosas, acho que só vou testar receita com ele. Vou até mudar o nome do site pra “Iogurte Grego é Bom Demais”…hehehe. Beijinhos.

    1. @Caroline, Oi Caroline, pode sim, mas o bom do grego é que ele é bem grossinho. Tente tirar a “água” do iogurte desnatado. Beijinhos.

  3. Pam, aqui nos states a gente encontra fuba bem facinho com o nome de cornmeal. Ele é um pouco mais grosso q o fuba mimoso q a gente conhece, mas engana bem. Será q ai não acha?

    1. @Anita, Oi Anita, tem sim, mas sempre fiquei na dúvida se ficaria tão bom quanto com o fubá mimoso. Vou ver se testo um dia. Obrigada pela dica. Beijinhos.

    2. @Anita, nos Estados Unidos eu encontro fuba fininho na parte de produtos sem glutem, se chama corn flour. A marca que encontro na cidadezinha onde moro e Bob’s Red Mill. Alias, tambem tem polvilho (tapioca starch) nessa marca. Onde moro quase nao tem imigrantes latinos entao esses achados sao uma vitoria. Quase beijei o gerente do mercado quando achei aipim!

  4. Oie…eu estava procurando uma receita de um biolo de fuba q ficasse fofinho e me deparei com a sua receita. Ficou otimo, uma delicia, uma massa fiofinha e keve…maravilha.

    1. @Karina, Oi Karina, só com o fubá não fica a mesma consistência, fica um bolo mais pesado e cremoso. Se você quiser um bolo bem fofinho, precisa da farinha de trigo. Beijinhos.

  5. Olá, encontrei aqui esta receita e fiz ontem o bolo. Após seguir todos os passos exatamente como estava explicado, veio o resultado: o bolo ficou Di-vi-no! O melhor que já fiz em minha vida! Parabéns e que Deus te abençoe pelos seus dotes culinários. Continue incentivando pessoas a gostarem de cozinhar mais e mais.

  6. Realmente muito bom. fiz hoje. amei. ficou muito fofo. mesmo não usando 1 xicara do iogurte grego. gastei 100 gramas. ficou uma beleza. etá de parabéns.

    1. @Camila Bertin, Oi Camila, não pode trocar por creme de leite, ele é muito líquido, tem que ser algo na mesma consistência, uma coalhada, creme azedo, etc. Beijinhos.

    1. Oi Maria, desculpe mas não tenho experiência com milharina, mas eu acho que deve funcionar se você colocar no lugar do fubá e pode usar margarina. Mas só testando mesmo pra saber se fica bom e se dá certo. Beijinhos.

Deixe um comentário