Torta de Tomate e Queijo

torta de tomate e queijo

Pensem numa torta deliciosa!!! Essa torta de tomate é muito gostosa e simples de fazer. A foto não faz jus pois tive que tirar correndo a foto de noite antes que acabasse. Se vocês quiserem poupar tempo no processo podem usar uma massa pronta, mas se preferirem, como eu, fazer uma massa caseira, eu coloquei a receita dela aqui embaixo. A massa é simples, mas é preciso seguir os passos de preparo certinho pra ter um bom resultado. Se vocês estão à procura de uma receita deliciosa e que fará todo mundo te elogiar, essa receita é perfeita pra isso!

Torta de Tomate e Queijo
Print
Ingredients
  1. Massa
  2. 1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
  3. 1/2 colher (chá) de sal
  4. 1/2 colher (chá) de açúcar
  5. 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal, bem fria, cortada em cubos
  6. 3 a 4 colheres (sopa) de água bem gelada

  7. Recheio
  8. Meia cebola picada
  9. 3 xícares de tomate picado (3 a 4 tomates, cortados ao meio na horizontal, espremidos para remover o excesso de água e picados)
  10. 1/4 xícara de manjericão cortado
  11. 2 xícaras de queijo ralado (usei Mozzarella)
  12. 3/4 xícara de maionese
  13. 1 colher (chá) (ou mais a gosto) de molho de pimenta (tipo Tabasco)
  14. Sal e pimenta do reino moída
Instructions
  1. Massa
  2. 1- Corte a manteiga em cubos pequenos e coloque-os no congelador. Quanto mais fria a manteiga, melhor será o resultado para uma massa folheada. Congele a manteiga pelo menos 15 minutos, 1 hora é melhor e durante a noite é ainda melhor.
  3. 2- Coloque a farinha, o sal e o açúcar em um processador de alimentos e pulse até misturar bem (se você não tiver um processador você pode fazer as próximas etapas com a ajuda de um garfo). Adicione metade dos cubos de manteiga e pulse 6-8 vezes. Em seguida, adicione a outra metade dos cubos de manteiga e pulse mais 6-8 vezes. Você deve obter uma mistura que se assemelhe a uma farinha grossa, com vários pedaços de manteiga do tamanho de ervilhas.
  4. 3- Adicione duas colheres de sopa de água gelada na tigela do processador e pulse algumas vezes. Em seguida, adicione mais água gelada, lentamente, cerca de uma colher de sopa de cada vez, pulsando após cada adição, até que a mistura começa levemente a se unir. Aperte um pouco da massa quebradiça com os dedos e se ela ficar unida está pronta, se não, adicione um pouco mais de água e pulse novamente. Tente usar o mínimo de água pois água demais vai fazer a sua massa ficar dura.
  5. 4- Retire a mistura do processador e coloque sobre uma superfície lisa. Se você quiser que sua massa fique mais folhada, você pode “sovar” um pouco a mistura, faça isso pressionando a massa com a parte mais dura da palma da mão. Faça isso algumas vezes, de 4 a 6 vezes. Não trabalhe demais na massa ou ela vai ficar dura, você deve ser capaz de ainda ver pedaços de manteiga pela massa. Em seguida, faça um bola com a massa, enrole em filme plástico e leve pra geladeira durante pelo menos 1 hora. (Neste ponto, você pode congelar a massa por vários meses. Descongele na geladeira durante a noite antes de usar.)
  6. 5- Retire a massa da geladeira e coloque sobre uma superfície limpa e lisa, polvilhada com farinha. Deixe descansar por 5 a 10 minutos. Polvilhe farinha na parte superior da massa. Usando um rolo, abra a massa em um círculo de 30 cm. Coloque a massa numa forma redonda de 23 cm. Leve para congelar.
  7. Montagem
  8. 1- Preaqueça o forno a 180°C. Asse a massa congelada por cerca de 15 min, coberta com papel alumínio. Retire o papel e asse por mais 10 minutos.
  9. 2- Salpique um pouco de sal nos tomates picados e coloque-os em uma peneira sobre uma tigela para drenar enquanto você estiver preassando a massa. Esprema o excesso de água que puder dos tomates picados, usando toalhas de papel, um pano de prato limpo ou um espremedor de batata.
  10. 3- Coloque uma camada de cebola picada sobre a massa de torta preassada. Espalhe os tomates picados drenados sobre as cebolas. Salpique o manjericão cortado sobre os tomates.
  11. 4- Em uma tigela, misture o queijo ralado, maionese, molho de pimenta, uma pitada de sal e pimenta do reino moída. A mistura não deve ficar muito mole. Espalhe a mistura de queijo sobre os tomates.
  12. 5- Coloque no forno e asse até dourar e borbulhar, cerca de 25 a 45 minutos.
Adapted from Simply Recipes
Adapted from Simply Recipes
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

6 comentários em “Torta de Tomate e Queijo

  1. Oi Pamela!!
    Adorei a receita e já vou testar pro almoço de hoje!!
    Queria saber a quantidade em gramas de manteiga sem sal que equivale a essas oito colheres de sopa!! Tenho receio de fazer as minhas oito colheres de sopa e sair algo diferente das suas e acabar desandando a massa. Por isso prefiro saber em gramas! :))
    Se puder me ajudar, ficarias muito feliz!
    Um beijo.
    Bom sábado.

    1. Oie Bruna, uma colher de sopa de manteiga dá umas 14g. Mas neste caso não tem problema se não for exato. Depois me conta como ficou. Ah, e se no futuro tiver mais dúvidas, me escreva pela página no facebook, pois lá eu normalmente vejo mais rápido do que os comentários aqui. Beijinhos.

Deixe um comentário