Torta de Pera

torta pera

Mas uma receita que fiz para o Natal e que foi um grande sucesso. Eu tinha algumas peras na geladeira que já estavam bem maduras e tinha logo que usá-las. Resolvi fazer uma torta e ela ficou maravilhosa. A massa fica entre uma massa podre e folhada, boa demais, acho que é a minha mais nova favorita. E pra quem está acostumado com a tradicional torta de maçã vai se surpreender com essa torta, ela fica deliciosa!

Torta de Pera
Print
Ingredients
  1. Massa
  2. 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  3. 1 colher (sopa) de açúcar
  4. 3/4 colher (chá) de sal
  5. 1 xícara de manteiga sem sal, fria
  6. Cerca de 6 colheres (sopa) de água gelada

  7. Recheio
  8. 1kg de peras (6 a 8)
  9. 1 colher (chá) de canela
  10. 2 colheres (chá) de amido
  11. 2/3 xícara de açúcar mascavo
  12. 1/4 xícara de manteiga
  13. 1 colher (chá) de limão
Instructions
  1. Massa
  2. Misture a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela (ou no processador). Corte a manteiga em pedacinhos e junte à mistura de farinha com um garfo ou misturador de massa (ou no processador) até ficar parecendo uma farofa grossa. Adicione a água gelada, uma colher de sopa de cada vez, e use um garfo para misturar (ou processador). Continue adicionando até que a massa comece a se unir. Você não quer que a massa fique muito molhada e nem colocar água demais. Você pode usar suas minhas mãos para misturar a partir deste ponto. Forme uma bola com a massa e divida-a na metade e forme duas bolas. Abra as duas metade de massa em um disco do tamanho suficiente para forrar e cobrir uma forma de torta de 22 cm. Use um rolo de massa para isso, e abra as massas sobre um pedaço de papel manteiga ou filme plástico. Cubra as massas com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas (durante a noite é o melhor).
  3. Recheio
  4. Descasque e retire o miolo das peras e corte em fatias grossas (cerca de 5 mm). Em uma tigela grande, misture as peras com a canela e o amido de milho. Coloque o açúcar mascavo e a manteiga em uma panela em fogo médio. Quando a manteiga derreter, acrescente as peras e o limão. Cozinhe as peras, mexendo ocasionalmente, até que elas estejam um pouco macias e a calda tenha engrossado. Cerca de 10 minutos para peras maduras e 20 a 30 minutos para as peras verdes. Remova do fogo e deixe esfriar até à temperatura ambiente. Se você não deixar esfriar antes de montar sua torta, elas vão derreter amolecer sua massa e fazer uma grande bagunça.
  5. Montagem
  6. Preaqueça o forno a 220 graus Celsius. Forre o fundo de uma forma de torta de 22 cm com uma das metades da massa. Coloque o recheio. Cubra a torta com a outra metade de massa, certificando-se de fechar bem as bordas (você pode enrolar uma borda na outra ou grudá-las com água). Faça alguns cortes no topo da torta para permitir que o vapor escape. Pincele a torta com uma gema de ovo e polvilhe com açúcar se desejar. Asse em 220 graus Celsius por 15 minutos. Reduza o fogo para 180 graus e asse por mais 25-30 minutos ou até que o recheio esteja borbulhando. Deixe esfriar completamente antes de servir.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

13 comentários em “Torta de Pera

  1. pode ser qualquer tipo de pêra?
    e eu posso trocar as pêras por maçãs?

    aproveito pra dizer que ADORO seu site e as suas receitas. Sempre faço os brownies supernaturais. é uma delícia.

    1. @Janaina Criar, Oi Janaina, você deve sempre substituir por frutas que não soltem muita água, como maçã, banana, etc. Mas obrigada por compartilhar sua experiência. Beijinhos.

  2. Olá Pam!
    Estou aqui fazendo a torta. Massa na geladeira e o recheio acaba de ficar pronto e vou deixa-lo esfriar.
    Louquinha pra comer kkkkkk
    Obg minha querida, por compartilhar dessa e outras delícias conosco. Bjs e que Deus continue abençoando vc!

    1. @Meg Reis, Eu terminei a torta.
      Ela é simplesmente D I V I N A!!!
      Não fica doce demais, não é enjoativa. Acho que é o limão que corta o doce da calda não é?
      A propósito, esse recheio é delicioso, e super fácil de preparar.
      A massa é leve e macia.
      Pam, essa calda me lembrou a sobremesa do China inbox, rolinho de banana com chocolate. Vc sabe me dizer se é desse jeito que faz? porém, com chocolate.

      Eu adorei!!! agora essa vai ser uma sobremesa para servir aqui em casa sempre. Obg! bjks

        1. @Pam, Mto obg Pam! Qualquer hora dessas vou tentar essa receita que vc indicou.
          Quais as frutas que dá usar com essa massa da sua torta?
          Peras já vi que fica perfeito, banana tb deve dar… e morango? será que fica mto aguado? Bjs fica com Deus!

          1. @Meg Reis, Oi Meg, morango fica muito aguado, maçã fica ótimo, tem até uma receita de torta de maçã no meu site. Banana deve ficar interessante também. Mas vc tem que procurar por frutas que não possuam tanta água. Beijinhos.

Deixe um comentário