Bolo de Laranja com Gotas de Chocolate

bolo de laranja gotas de chocolate

Ai ai, tem coisa melhor do que um bolinho simples, cheiroso e fresquinho? Se bolo fosse saudável e não engordasse, eu com certeza faria um todo dia pra comer quentinho no final da tarde…hehe. Gente eles bolinhos são um perigo pra mim, não paro de comer até ver o fim, vocês são assim também? Bom, para esse bolinho usei a receita mais prática que tenho e faço sempre e dessa vez dei uma incrementada com gotas de chocolate. Se você não tiver gotas, pode colocar granulado que vai ficar bom também, o importante é fazer! E se quiser deixar ainda mais delicioso, que tal uma calda de chocolate?

Bolo de Laranja com Gotas de Chocolate
Print
Ingredients

  1. Massa
  2. 4 ovos
  3. 2 xícaras de açúcar
  4. 1/2 xícara de óleo
  5. 1 xícara de suco de laranja coado (usei de caixinha)
  6. 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
  7. 1 colher (sopa) de fermento em pó
  8. 2 xícaras de gotas de chocolate (ou granulado)

  9. Calda
  10. 1 xícara de suco de laranja coado
  11. 1 xícara de açúcar
  12. casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 200˚C.
  2. Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Se você for usar granulado, essa é a hora de adicioná-los na massa. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Espalhe as gotas de chocolate por cima da massa do bolo, sem mexer. Leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Enquanto isso prepare a calda.
  3. Para a calda, coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

6 comentários em “Bolo de Laranja com Gotas de Chocolate

  1. Pam, já fiz esse bolo várias vezes e em todas ele é super elogiado (e já passo o seu site pra todo mundo fazer), mas já desisti das gotas de chocolate. Tem algum segredo?

    Já fiz com gotas, com raspas de chocolate, com as gotas passadas na farinha, já usei só 1/4 de xícara no lugar de 2 xícaras (essa foi a vez com menos estragos.rs) e em todas as vezes, o chocolate desce completamente e gruda tudo na hora de desenformar.

    1. Oi Betty, você já experimentou jogá-las for cima da massa do bolo depois que ela ja estiver na forma? Quando a massa é mais líquida, o chocolate desce mais. E também quanto menor as gotas, menos elas irão afundar. Beijinhos.

Deixe um comentário