Bolo Formigueiro (Gotas de Chocolate)

bolo formigueiro 2

Oieeee pessoal, desculpe a demora, o trabalho anda tomando bastante tempo. Mas, vamos ao que interessa, um dos bolos mais gostosos que fiz ultimamente. Gente, eu devo ter feito esse bolo umas duas vezes por semana desde que encontrei a receita aqui. Já fiz pra amigos, pro meu marido levar pro trabalho e pro meu marido dar de presente pra um amigo dele que experimentou e ficou maluquinho pelo bolo, dizendo que é o melhor bolo que ele já comeu. O bolo é delicioso, fica suuuper macio e molhadinho por causa do iogurte na massa. A receita original pede gotas de chocolate, mas como sei que é difícil para vocês encontrarem as gotas aí no Brasil, fiz com granulado e ficou tão bom quanto. O bolo é super fácil de fazer e fica pronto rapidinho, vocês precisam fazer.

Bolo Formigueiro (Gotas de Chocolate)
Print
Ingredients
  1. 2 xícaras de farinha de trigo
  2. 1 e 1/2 xícaras de açúcar
  3. 2 colheres (chá) de fermento em pó
  4. 1/2 colher (chá) de sal
  5. 1 e 1/ 3 xícaras de creme azedo (ou use um iogurte natural mais firme, pode ser o grego ou coloque o iogurte natural numa paninho e deixe escorrendo durante a noite)
  6. 2/3 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  7. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  8. 3 ovos
  9. 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  10. 4 colheres (sopa) de açúcar com canela (1/4 xícara de açúcar para 1 colher (sopa) de canela)
  11. 340g de gotas de chocolate (ou use granulado à gosto)
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma de 22x33cm (se quiser um bolo mais alto, use uma forma menor, eu uso duas formas de bolo inglês). Em uma tigela grande misture todos os ingredientes. Bata durante 1 minuto em velocidade baixa e por 3 minutos em velocidade média. Despeje metade da massa na forma. Generosamente polvilhe o açúcar com canela, cerca de 2 colheres de sopa, sobre a massa, certificando-se de cobrir todos os cantos, em seguida, espalhe metade das gotas de chocolate. Despeje o restante da massa do bolo por cima e espalhe com uma colher. Repita o processo com o açúcar com canela e o restante das gotas de chocolate. Asse por 30-35 minutos ou até que um palito inserido no bolo saia com apenas algumas migalhas (não asse demais ou bolo ficará seco!).
Notes
  1. - Se você for usar o granulado, misture a quantidade desejada de granulado na massa toda e despeje-a na forma, por cima salpique 2 colheres sopa do açúcar com canela e leve pra assar.
  2. - Este bolo é servido melhor no mesmo dia em que é feito, e eu gosto de comer ainda quente, mas se você tiver sobras, fica bom aquecer cada pedaço ligeiramente no microondas (cerca de 10 a 15 segundos) antes de servir novamente.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

32 comentários em “Bolo Formigueiro (Gotas de Chocolate)

  1. Olá Pam…tudo bem? saudades das suas receias em videooo 🙂

    Pam, tenho bastante gotas de chocolate, se eu colocar elas vão descer para o fundo da forma? Uma vez tentei fazer um bolo simples mesmo, e coloquei gostas de chocolate, ficou tudo no fundo e tudo queimado… 🙁
    Tem algum segredinho?

    Bjssssss e um ótimo final de semana.

    1. Oi Dayane, não se preocupe, nessa receita elas não vão afundar, pois você coloca uma camada de açúcar que segura as gotas, dá uma lida no preparo pra vc entender melhor. Você vai se apaixonar por esse bolo, garanto. Beijinhos.

  2. Oi Pam, mesmo assim vc ainda consegue postar, eu acumulei algumas funções chatas de casa e agora tenho pouco tempo para o blog, vou testar depois te falo, bjs

    1. @Maura, Nossa Maura, nem me fala, é difícil, tudo bem que se eu me empenhasse melhor eu faria mais posts, mas é aquela história, quando sobra um tempinho no dia, vc acaba preferindo fazer outra coisa…hehe. Beijinhos.

  3. humm. que delicia!

    Pam, tô com uma dúvida. Tava vendo uma receita na internet e vi uma forma untada, sem farinha, parecia só manteiga, vi outra receita, onde a pessoa usava um spray, não sei se manteiga em spray. rsrs. mas tava tudo em inglês.

    Podemos, untar a forma com apenas manteiga ou margarina?? pois a farinha branca, deixa sempre um fundinho de branco na massa.

    bj

    1. @carol, Oi Carol, o spray que você viu é de óleo normal. Você pode sim untar só com óleo, ou só com manteiga. Eu prefiro com farinha, pois acho que o bolo cresce mais bonitinho. Mas se você não quiser usar a farinha, você pode também usar papel manteiga, untado, pois também faz o bolo crescer melhor. Beijinhos.

  4. A-P-A-X-O-N-E-I. Pam, toda receita sua que testo, dá certo, não é pegadinha, nem tem que ter mão santa! Esse bolo, testei e nunca, repito, NUNCA, comi um bolo formigueiro igual, e ó que minha mãe é boleira de mão cheia! Parabéns!

    1. @Poliana Oliveira, Uebaaaaa, fico muuuuito contente em saber isso Poliana, pois nada me deixa mais feliz do que ver meus leitores gostando tanto das receitas quanto eu. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

  5. Fiz e ficou perfeito! Usei o iogurte grego.
    A textura, o sabor, com certeza um dos melhores bolos que fiz até hoje.
    Obrigada e parabéns pela receita.
    Beijos.

  6. Pam, Se eu usar o iogurte natural mais firme eu tenho que deixar escorrendo num paninho a noite toda fora da geladeira é?
    Fiz pra ceia de ano novo o chocoflan ficou delícia acabou rapidinho. Suas receitas são show!!!!
    Beijossss

    1. @Lila Marques, Oi Lila, não precisa, é pra ficar na consistência tipo do iogurte grego, sabe? Então se ele já for assim não precisa colocar no paninho. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

  7. Ola pam…nao entendi..misturar tudo? Tem alguma sequência??? O segredo de um bolo gostoso esta no preparo ne… mas não faço idéia de como bater tudo?? Tudo de uma só vez??? Na batedeira??? Bjs

    1. @Denilza, Oi Denilza, eu acho que a ordem dos fatores altera o produto…hehe. Mas eu sigo um padrão, bato primeiro o açúcar com os ovos e depois os líquidos e secos intercalando. Pode bater na mão ou na batedeira, mas sem bater demais, só até ficar bem misturado. Vai sem medo, hehehe. Beijinhos.

    1. @Nivia Fx, Oi Nivia, não fica não, é só que no mesmo dia ele é muuuito melhor, mas ele vai secando com o passar dos dias como todos os outros bolos. Mas se guardar ele bem, ele fica bom por vários dias. Beijinhos.

  8. Oiii Pam!? Moro em Bogotá e aqui nao encontrei as gotas de chocolate e o granulado nao é muito bom. Quero tentar fazer com raspas de chocolate meio amargo? Usando a mesma quantidade… vc acha que dará algum problema? bjs obrigada! 😉

  9. Oi Pam! Eu já fiz esse bolo três vezes e ficou ótimo, mas a ultima vez que fiz ele cresceu e quando esfriou, abaixou e icou com consistência de pudim de pão. Aí fiz novamente outro e aconteceu a mesma coisa. O que pode ter dado errado? Beijos.

    1. @Fernanda Miyasaka, Oi Fernanda, é muito chato quando isso acontece né? Ainda mais quando vc já fez a receita e deu certo. Bom, pra ela ter murchado, é pq não assou direito ou o forno estava muito quente, abaixe a temperatura e deixe assando por mais alguns minutinhos pra ver se funciona. Beijinhos.

  10. Olá Pam ! Boa noite !
    Eu fiz o bolo, mas acho q ficou carregado na canela (acho q não entendi : é 4 colheres de açúcar com canela OU 1/4 da xícara de açúcar + 1 colher de canela ?!). Nem consegui sentir o gosto do granulado. É possível fazer este bolo sem a canela ?! Se sim, o q devo alterar/retirar?
    Obrigada desde já !!!

    1. Oi Luiza, você pega 1/4 xícara de açúcar e mistura a 1 colher de canela, dessa 1/4 de xícara você mede as 4 colheres de açúcar com canela pra receita. Beijinhos.

  11. Oi!

    Eu adoro suas receitas!!
    Fiz esse bolo, a massa é perfeita, mas as minhas gotas de chocolate do meio desceram, e do topo, foram pra parte superior central do bolo.. 🙁
    o que pode ser, você sabe? obrigada!!

    1. Oi marina, eu não sei oq pode ter acontecido. Tenta misturar elas pelo bolo da proxima vez, mistura tudo na massa. Mas as do topo devem ter ido pro meio pq a lateral do bolo deve ter crescido antes. Tente colocar a massa numa forma mais larga ou assar em temperatura um pouco mais baixa da q está usando. Espero q isso ajude. Beijinhos.

Deixe um comentário