Lentilhas Cremosas com Linguiça

Uma receita pra vocês aproveitarem melhor esse friozinho aí no Brasil, oh delícia!. Já fiz essa receita inúmeras vezes, fica muito gostoso e o iogurte dá um toque maravilhoso. Se deixasse eu comia a semana inteira, hehe. Encontrei essa receita aqui e achei que seria uma ótima adição pro menu do dia-a-dia, já que além de ser muito gostosa, ela possui vário benefícios, entre eles, ajuda a reduzir e a prevenir o colesterol elevado, a obesidade e controla o diabetes. E o alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras, contribuem para o bom funcionamento do intestino. Bora ficar saudável comendo bem?

Lentilhas Cremosas com Linguiça
Print
Ingredients
  1. 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  2. 400 gramas de uma excelente linguiça
  3. 1 cebola roxa, média
  4. 1/2 a 1 colher (chá) de pimenta calabresa
  5. 2 dentes de alho, picados
  6. 1 copo de lentilhas secas (250 gramas)
  7. 1/2 xícara de coentro ou salsinha picada
  8. 800 ml a 1 litro de caldo de legumes
  9. 150 ml de iogurte natural
  10. Suco de limão
Instructions
  1. Corte as linguiças em pedaços médios (eu cortei em fatias, mas pode cortar maior) e reserve. Corte a cebola roxa em fatias finas (eu piquei bem pequenininho) e reserve.
  2. Numa frigideira com tampa, ou panela grande, esquente uma colher de azeite. Doure rapidamente as linguiças, mexendo a frigideira para dourá-las por igual (dois a três minutos no total). Tire a frigideira do fogo, escorra e descarte qualquer gordura que tiver acumulado na frigideira e reserve as linguiças numa vasilha.
  3. Volte a mesma frigideira ao fogo e junte a outra colher de azeite. Refogue a s fatias de cebola roxa bem devagar, em fogo baixo, até elas amolecerem (uns 8 minutos). Adicione então a pimenta calabresa e o alho picado. Refogue por mais dois minutos.
  4. Junte então as lentilhas e 800 ml do caldo de legumes. Deixe ferver e tampe a panela. Cozinhe por 15 minutos, em fogo médio/baixo. Adicione as linguiças e continue cozinhando até as lentilhas estarem cozidas. O tempo exato vai depender da qualidade da lentilha que você usar, mas as linguiças precisam cozinhar mais uns 10 minutos. Se o liquido secar muito, junte um pouco mais de caldo. Quando as lentilhas estiverem cozidas e ainda com um pouco de liquido no fundo da frigideira, junte a salsinha, e ajuste o tempero de sal e pimenta e suco de limão. Desligue o fogo e junte o iogurte. Mexa bem e sirva quente com arroz se preferir.
Adapted from Simplesmente Delicia
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

4 comentários em “Lentilhas Cremosas com Linguiça

  1. Pam, bom dia, fiquei encantada com suas receitas, parece q é tudo um sonho, ameiii muitooo, suas coisas são fantásticas, muito criativa mesmo. Q lindo dom Deus te deu…Parabéns…não sei nem o q falar direito, sem palavras, simplesmente encantada !!!

  2. Olá Pam! Resolvi experimentar esta receita por ser a única que conhecia com lentilhas… E confesso que se tornou numa das minhas preferidas – até já impressionei a minha mãe! Obrigada e continua assim 🙂

Deixe um comentário