Palha Italiana

palha italianaAndo meio devagar nesses dias pois estou mega ocupada com uma prova importante de francês que vou ter que fazer no final do mes, então tenho tentado estudar bastante nas minhas horas vagas. Mas estou dando uma passadinha pra deixar uma receitinha super simples e deliciosa, não sei como não sabia dela antes. Me deparei com ela, pois outro dia uma conhecida minha me ofereceu um pedaço e eu como experimento qualquer coisa (meu lema é: pelo menos experimenta ! hehe) fui logo comendo e adorei. Então rapidamente ja perguntei o que era e pedi a receita, e fiquei sabendo que esta tal de Palha Italiana, nada mais é que uma receita de brigadeiro com bolacha de maizena. Não sei sua origem e nem porque leva italiana no nome, pois não encontrei nada na internet, mas adorei esta receita, pois é super rápida e é uma delícia. Ah e eu coloquei menos bolacha do que a receita pede, mas se você gostar mais duro e com bastante bolacha, mude para 200g de bolacha maizena.

palha italiana1E uma super dica é fazer a palha em forma de brigadeiro,  é só em vez de pedaços, triturar bem a bolacha e depois enrolar como brigadeiro e passar no açucar, o pessoal adora, dizem que é muito mais gostoso que o brigadeiro e menos enjoativo, é uma ótima alternativa, acaba em segundos.

Palha Italiana

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de achocolatado ou chocolate em pó (fiz os 2 e prefiro o achocolatado)
100g de bolacha de maizena(quebradas em pedaços bem pequenos)

Preparo:

Numa panela, misture o leite condensado, a manteiga e o achocolatado e leve para engrossar, até soltar do fundo da panela, em fogo médio. (ponto de brigadeiro bem duro)
Desligue o fogo e acrescente as bolachas quebradas, misture. Despeje em um refratário untado com manteiga até esfriar.
Corte em quadradinhos e passe no açucar. Pronto !!

66 comentários em “Palha Italiana

  1. Olá Pam!
    Então querida primeiro quero agradecer a sua ajuda e é claro q será HIPER BEM VINDA!!!
    Vamos procurar sim….vi uma de madeirinha q é um charme. Procure no google por imagens q aparecerá ela…
    |procure por: BRIGADEIRO DE COLHER….
    Agoraaaaaaaaaaaaaaaa eu AMOOOOOOOOOOOOOOOO PALHA ITALIANA!!!!!!!!!!!!!!!! AMOOOOOOOOOOOOOOOOO ……….AMOOOOOOOOOOOOOO……..AMOOOOOOOOOOOOOOOOOO! adoreiiiiiiiiiiiiiiiii a receitinha!!!! Por aqui faço sempre, mas vou estar da sua maneira!
    beijão,
    Michelle

  2. Oi,
    Mulher conheci o seu blog agora e simplesmente fiquei aqui babando maravilhada, cada receita deliciosa, poxa eu tinha que entrar de dieta logo hoje.
    E queria pedir a sua permissão para usar a sua receita de cupecake para fazer uma postagem no meu blog, lógico que com os devidos créditos,posso?
    uma semana abençoada
    beijos

  3. Eu fiz a palha italiana com esta mesma receita mas acheique ficou mole e não dura como a que vendo em minha loja. Gostaria de saber o porquê.

    1. Oi Cida, obrigado pela visita. Então respondendo a sua pergunta, esta receita é uma adaptação ao meu gosto, com menos bolacha, acho que isso deve ter sido um dos fatores de ela ter ficado mais mole, mas acredito que pode ter sido também o tempo de cozimento, pois é nessa hora que você deixa o brigadeiro no ponto desejado, então se você quizer deixar mais duro, deixe cozinhando bastante tempo, até soltar completamente do fundo da panela e começar a ficar dificil de mexer, sempre em fogo médio para baixo, e se depois você ainda sentir que quer mais duro coloque ao inves de 100g, coloque 200g de bolacha. Tenho certeza que assim você conseguirá o ponto desejado. E se tiver outra dúvida me avise.
      Beijinhos

  4. Vou fazer…adoro Palha Italiana! Sempre compro numa padaria perto de casa e realmente é fácil de fazer, porém, eles vendem caro por aí.

    Bjs Pam, Lu

  5. Oi! amei esse página estou começando a aprender ..rs e aproveitando as dicas de vocês…muito obrigado cada receita divina ..estou querendo fazer o bolo do meu marido com papel arroz…ai cheguei até vocês…se souberem algo fácil me de uma dica obrigado..parabéns

  6. Bonjour,
    ça va???
    Je voudrais juste te dire que ton blog a des recettes vraiment très bien! Félicitations d’une brésilienne qu’aime manger!
    Bisousss

    1. @Rose Suzuki, Oi Rose, que legal que você gostou, por aqui não tem uma pessoa que não adore esse docinho, meus amigos são viciados…hehe.
      Beijinhos

  7. Oi Pamela amei suas receitas tenho certeza que serão muito uteis para mim, faço doces artisticos e estava a procura de uma boa receita de cupake acho que achei vou testa-las Obrigada. tudo de bom bjs

    1. @Ivanilda, Oi Ivanilda, todas as receitas de cupcake que coloco aqui no site, são testadas e aprovadas em um rigoroso sistema, a minha boca…hehe. Me conta depois que fizer,o que achou dos cupcakes, ok?
      Beijinhos

  8. Ola Pam…
    Amei seu site e suas receitas agora são minhas melhores amigas…quando quero algo novo, passo por aqui para te visitar, com suas receitas maravilhosas e faceis, estamos mais “gordos” e felizes…
    Beijos
    Claudia

    1. @Ana Maria, Oi Ana, eu acho que a palha italiana aguenta uns 10 dias legal, mas como tudo, conforme os dias vão passando a qualidade vai caindo, e na palha a bolacha vai dando uma amolecida, então eu aconselho a consumir o mais fresco possível.
      Beijinhos

    1. @Bruna, Haha, eu também, quando soube que era super fácil de fazer, eu não resisto e faço toda hora, você também vai viciar…hehe.
      Beijinhos

  9. Pra mim a dificuldade é esse lance de “soltar do fundo da panela”, eu não tenho olho pra isso. Se não fica mole demais, vira bala. É meio subjetivo pra mim… vc tem alguma sugestão pro momento exato do ponto de brigadeiro duro?

    1. @Brésia, Haha é fácil, é só deixar o maior tempo possível sem queimar, vai deixando e vai deixando engrossar, que uma hora você vai sentir que está mais grosso e mais difícil de mexer e quando esfriar endurece mais ainda. E sempre em fogo baixo, ok?
      Beijinhos

  10. Olá,
    Eu acho que deixei passar um pouco do ponto o brigadeiro, pois quando coloquei o biscoito ficou em ponto de bala, difícil de mexer.
    Mas mesmo assim fiou uma delícia.
    Obrigada.

    1. @Cris, Bom, fica difícil de mexer mesmo, quando coloca a bolacha, mas é sempre assim, você tem que fazer várias vezes até pegar o jeito…hehe.
      Beijinhos

  11. oi PAM, eu faço essa receita toda semana…
    Acho que a minha Palha Italiana está ficando muito dura,
    eu estou desligando sempre no ponto!!!
    Acho que eu nao estou triturando essas bolacha miuto bem

    O que voce acha…??
    brigada pela receita….
    bjos amr…

    1. @LUCAS, Oi Lucas, se você acha que ela está muito dura é por que você está deixando muito tempo no fogo, e não muda muito se você triturar mais a bolacha, no máximo muda se você estiver colocando muita bolacha. Mas acredito que seja o tempo de fogo, tente tirar um pouco antes do que você está acostumado, pois sempre depois que esfria, ela endurece bastante, ok?
      Bejinhos

  12. Ola Pam, td bem?
    Estou de volta!!! e cada vez mais viciadissíma em suas receitas, em especial na palha italina.
    Agora estou variando a receita, acrescentando nozes, passas e castanha-do-para, esta uma coisa de boa!!!! Vai a dica para quem quizer incrementar!!!

    bjs
    Cláudia

  13. Parabéns pelas receitas. Só de olhar as fotos dá vontade de correr aprender (eu ainda estou tentando) para poder comer.
    Essa palha para enrolar pode ser congelada? Congela-se já depois de passado no açúcar?

    1. @Aprys, Oie, fico super feliz em saber que você gosta do blog, muito obrigado. Então, congele a palha depois de pronta e passada no açucar, bem embalados por até 3 meses. Para descongelar, deixe-os por cerca de 1 hora em temperatura ambiente. Não abra a embalagem durante este período para evitar que eles suem e molhem as forminhas.
      Beijinhos

  14. nossa amei , eu fiz um e ficou uma esfera ! kkkkkk , mas fiz desse jeito e ficou tão fofo que nem dava vontade de comer de tão lindo !!! você está de parabens pelas as receitas perfects !! beijão

    1. @Leticia Pop, Oi Leticia, que bom que eles ficaram bonitos, mas o mais importante é que espero que eles tenham ficado gostosos também…hehe.
      Beijinhos

  15. Olá Pam,
    gostaria de saber se quando fica mais duro fica um aspecto crocante (mode de expressar) e se posso colocar na geladeira por que assim conserva mais o dece e ele não amolece com a temperatura?
    Beijinhos.. adorei a receita!

    1. @Acácia, Oi Acácia, se for o crocante que eu estou imaginando que você está querendo, então não fica não…hehe. Mas não é muito necessário colocar na geladeira não, pois ele vai ficar muito duro e ele não amolece com a temperatura, ok?
      Beijinhos

  16. Olá Pam,Parabéns pelas suas receitas!
    Sempre que quero fazer alguma receitinha pra agradar meu noivo dou uma passada aqui e saio satisfeitíssima!
    Vou fazer agora a Palha Italiana,tenho certeza que vou adorar a receita, AMO CHOCOLATE e AMO bolacha Maizena.
    Abraços querida e parabéns novamente pelas maravilhosas receitas!

  17. Oi Pam, boa tarde.
    Mais um aniversário e mais “receitas perfeitas” que sairão do seu ‘forno’ direito pra mesa dos meus pequenos! hehe
    Olha queria uma dica…vou fazer a sua Palha italiana em forma de “cake pop”. Achei a sua receita ótima para apresentarmos na forma de pops. Mas não sei como eu cobriria eles, será que eu posso banhá-los no chocolate? ou você me indica alguma outra cobertura para passar? O tema é da minnie como será que eu faço uma coberturinha bem vermelha? me ajuda? obrigada mais uma vez! e Parabéns

    1. @Naiara Beatriz Silveira, Hum Naiara, agora vc me pegou, pois depende do tamanho que vc faz. Eu diria que não rende muito não, se for pra uma festa, eu sempre faço no mínimo 2 receitas, ok? Beijinhos

    1. @Regina Céli, Oi Regina, eu diria que uma semana, se ele estiver bem embaladinho. Eu sempre prefiro que os produtos estejam o mais frescos possíveis. Beijinhos.

  18. Olá Pam! É incrível como seu blog tem tantas delícias! Uma receitas melhor que a outra. Que tipo de açúcar você passa nesse doce? Eu vi que tem pessoas que passam no cristal, confeiteiro e até na farinha feita da própria bolacha. Qual fica mais saboroso? Obrigada por todas as dicas! Deus abençoe! bjs

    1. @Cris, Oi Cris, desculpe mas nunca cheguei a contar, mas não rende muito não, se for só pra você é o suficiente, se for pra uma festa, é melhor fazer duas ou mais receitas. Beijinhos.

  19. Oi Pam!

    Fiz e ficou mole também. Mas delicioso! E, assim, o erro foi mesmo no ponto do brigadeiro. Pensei que por ter a bolacha teria que ser menos cozido. Mas olha, foi tudo num piscar de olhos. Uma dica minha é trocar a bolacha maisena por bolacha Maria ou de leite (fiz com Maria), só mesmo pela questão de as bolachas de maisena serem transgênicas e prejudicarem a saúde. Fica uma delícia, viu? E obrigada pela receita.
    Abração

  20. Boa Noite…
    Estou querendo vender palha italiana, mais como você disse que deve durar uns 10 dias, gostaria de saber se você conhece algum conservante para brigadeiro.

  21. Olá boa noite!
    Confesso que estou ficando maluquinhaaaa com tantas receitas de palha italiana! A maioria se divide onde a base é o tradicional brigadeiro e a outra onde a base é o chocolate ao leite/ ou meio Amargo misturado com leite condensado!
    De qualquer maneira… O que esta me pegando é garantir a crocancia da bolacha! Já fiz várias receitas/ testes e todas elas garantem a crocancia apenas no momento do doce pronto!
    Após algumas
    Horas a bolacha amolece! 🙁
    Não sei mais o que testar!!!
    Já usei bolacha maizena, negresco sem recheio… Mas nada me satisfaz 100%.
    To achando que isso é coisa da minha cabeça mesmo e ela fica mole(a bolacha)!
    Será? Ajudemmmm por favor!

    1. @Paula Godoy, Oi Paula, eu acho que não tem muito solução, pois você mistura a bolacha quente no brigadeiro. Eu nunca achei que fica muito mole. Você pode tentar algo pra adicionar crocancia, como nozes ou amendoim. Beijinhos.

Deixe um comentário