25

bolo-coco-doce-de-leite

Este bolo eu encontrei no site da Ana Elisa, e no post ela diz que fez este bolo para o seu pai e na hora eu lembrei do meu, que também adora um bolinho com recheio de doce de leite e resolvi faze-lo. O bolo é gostoso e rápido, tirando o fato de que me deu um trabalhinho na hora de rechear pois o doce de leite não parava de escorrer pelas bordas, mas foi só colocar no freezer um pouquinho que o danadinho parou de fugir…haha. Então aconselho a rechear com um doce de leite mais firme ou coloca-lo no freezer um pouco antes de rechear.

bolo-coco-doce-de-leite-1

Bolo de Coco com Recheio de Doce de Leite

Ingredientes:

Bolo:

1 xíc. (200g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xíc. de açúcar cristal
1/2 colh. (chá) de essência de baunilha
4 ovos grandes
1 1/3 xíc. farinha de trigo
2 colh. (sopa) amido de milho
1 colh. (chá) de fermento químico em pó
1 pitada generosa de bicarbonato de sódio
1/4 xíc. de coco ralado, de molho em 1/2 xíc. + 2 colh. (sopa) de água fervendo

Calda:

2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) água
2 colheres (sopa) Malibu

Recheio:

1/2 xíc. de doce-de-leite

Cobertura:

1 clara de ovo
175g açúcar de confeiteiro
1 colh. (sopa) suco de limão
1 pitada de cremor tártaro
2 colh. (sopa) Malibu
Coco ralado para polvilhar

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte duas formas redondas de 20cm com manteiga. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até ficar cremoso e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento, bicarbonato e amido. Junte-os em três ou quatro partes ao creme da batedeira, incorporando bem. Adicione o coco ralado com a água, misture até que fique uniforme e distribua a massa entre as formas. Parecerá que é muito pouco, só um dedinho de massa, mas os bolos vão crescer. Leve ao forno por 25 minutos, ou até que estejam ligeiramente dourados, afastados das bordas da forma e um palito inserido no meio saia limpo. Deixe que esfriem na forma por 10 minutos, então desenforme sobre uma grade e deixe que esfriem completamente.
Em uma panela, misture os ingredientes do xarope e leve ao fogo médio até que o açúcar tenha se dissolvido. Desligue o fogo e deixe que esfrie. Banhe os bolos frios com a calda.
Coloque um dos bolos de cabeça para baixo em um prato. Se o doce-de-leite estiver muito firme, bata com uma colher até que fique mais molinho. Espalhe-o de forma uniforme sobre o bolo, deixando 0,5-1cm de borda. Posicione o segundo bolo de cabeça para cima sobre o recheio, com cuidado. Leve à geladeira enquanto prepara a cobertura.
Bata a clara na batedeira até que comece a espumar, e então acrescente metade do açúcar. Quando a mistura tiver crescido um pouco, vá acrescentando o restante do açúcar aos poucos, adicionando o restante dos ingredientes. Bata até atingir uma consistência firme de suspiro.
Retire o bolo da geladeira. Derrame uma parte da cobertura no centro do bolo e espalhe com uma espátula, puxando para as laterais e deixando que escorra. Alise com a espátula para espalhar o creme pela lateral, sempre no mesmo sentido. Vá derramando mais creme e repetindo, até que todo o bolo esteja coberto de modo uniorme. Polvilhe o coco ralado por cima e um pouco nas laterais (ou muito se você quiser) e leve à geladeira até a hora de servir.

Print Friendly

25 comentarios para “Bolo de Coco com Recheio de Doce de Leite”

    1
  1. Amanda Ramos

    Que sofisticado este bolo, ficou maravilhoso!

    [Responder]

  2. 2
  3. Vera

    Olá Pamela,

    Fiz o bolo e ficou maravilhoso, muito obrigada pela boa dica. Queria pedir-lhe , se possivel, uma receita de doce de leite bem fofinho para recheio de bem-casados.
    Um beijão,

    Vera

    [Responder]

  4. 3
  5. Marilise

    Gostei da receita e será que vc poderia fazer bolos de chocolate com cenoura .

    [Responder]

  6. 4
  7. Pam

    Oi Marilise, pode sim fazer bolo de chocolate com cenoura, você pode até pegar a mesma receita do bolo de cenoura e acrescentar 1 colher de sopa de chocolate em pó, eu nunca fiz, mas tenho certeza que deve ficar delicioso.

    Beijinhos

    [Responder]

  8. 5
  9. Erika

    Pamela, esse Malibu é a bebida?

    [Responder]

  10. 6
  11. Pam

    Isso Erika, o Malibu é aquele licor de coco, ok?

    Beijinhos

    [Responder]

  12. 7
  13. Desirée Pereira

    Olá, Pam!

    Estou completamente viciada no seu site!! Jah testei 2 receitas ( os cookies e o bolo nega maluca) e ficaram deliciosas!

    Adorei essa receita, mas será q dah pra substitutir o Malibu por outra coisa?

    Bjão!!

    [Responder]

    Pam:

    @Desirée Pereira, Oi Desirée, obrigado pelo carinho. Então eu acho que você pode deixar o malibu de fora da receita, mas se você ainda quiser um gostinho de coco tente colocar o leite de coco no lugar, ou até quem sabe uma essência, mas em quantidade menor, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  14. 8
  15. Simone

    Parabéns Pam por td o que vc faz. Tenho duas formas de 25cm, será que eu consigo usa-las para esta receita. Bjs e obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @Simone, Oi Simone, obrigado pelo carinho. Bom, eu acredito que dê para usar a forma de 25, mas talvez ele fique mais fino, ok?
    Beijinhos

    [Responder]

  16. 9
  17. simone

    Pam, please, estou com o bolo no forno e gostaria de uma dica para o xarope. Não tenho Malibu e nem leite de coco…será que posso rega-lo com outra coisa? Tenho outras bebidas alcolicas aqui…Bjs e obrigada

    [Responder]

    Pam:

    @simone, Oi Simone, só vi sua mensagem agora, você pode fazer uma calda com água, açucar e algum destilado, ok? É só colocar no fogo a água com açucar pra ferver, desligar e colocar o destilado. Ou se você quiser pode regar com refrigerante também, ok? Espero que tenha dado tudo certo.
    Beijinhos

    [Responder]

    eliana de melo:

    @Pam,Boa tarde,copiei a sua receita do bolo recheado de côco ainda vou faser eu quero saber que xarope é este?e que é?Acho que vai ficar uma delicia adoro côco ralado fresco…Boa noite depois que faser vou ti diser ok? beijinho..Eliana

    [Responder]

    Pam:

    @eliana de melo, Oi Eliana, o xarope é a calda. Beijinhos e espero que dê tudo certo.

  18. 10
  19. Simone

    Pam, muito obrigada por sua atenção…vc é linda!! Fiz isso mesmo que vc comentou, e deu certo. A data era muito especial. Hoje comemoramos o niver do meu Pai que fez 74 anos. Ele adorou o bolo…é apaixonado por coco. Obrigada por ter adoçado nossa reunião…Bjs e otima semana.

    [Responder]

  20. 11
  21. edilene

    adorei a receita do bolo é delicioso! parabéns.

    [Responder]

    Pam:

    @edilene, Oi Edilene, fico feliz que você tenha gostado do bolo.
    Beijinhos

    [Responder]

  22. 12
  23. flavia

    oi que lindo seu site

    [Responder]

    Pam:

    @flavia, Oi Flavia, muito obrigado pelo carinho.
    Beijinhos

    [Responder]

  24. 13
  25. tarciany

    gostei muito do bolo de voces

    [Responder]

    Pam:

    @tarciany, Oi Tarciany, obrigado, fico contente que tenha gostado.
    Beijinhos

    [Responder]

  26. 14
  27. juliana diniz

    virei fã desse site …as receitas são um show !!!

    [Responder]

  28. 15
  29. Carla

    Oi Pamela, tudo bem? Bastou eu ver seu nome junto da receita no Google, que já cliquei.
    Tenho uma dúvida, por sorte tenho as 2 formas de 20cm.
    Uma amiga pediu um bolo assim, de +ou- 1,5kg.
    Fico imaginando que essa receita não chegue a pesar 1kg, é isso?
    Será que se eu assar mais uma camada de massa e consequentemente colocar mais uma camada de recheio eu chego nesse peso?
    Não sei se vc chegou a pesar o bolo depois de montado.
    Outra coisa, como ela está confiando no meu paladar, queria saber se o bolo é mto doce ou enjoativo de alguma maneira, se for mto doce, vc pode me dar uma dica de qto de açúcar posso diminuir?
    Muuuuuuiiiiitoo obrigada pelas dicas.
    Tô louca pra fazer, pq a foto tá D.I.V.I.N.A!!!!
    BEIJOS LINDA

    [Responder]

    Pam:

    @Carla, Oi Carla, realmente eu não pesei, mas acho que com o recheio e a cobertura, o bolo deve chegar perto do peso que você quer, mas se quiser garantir sugiro fazer mais uma massa. Então, por causa do recheio de doce de leite, ele fica mais docinho, mas não lembro de ter sido algo muito doce e enjoativo. Tente não usar o coco adoçado, use o sem açúcar e se quiser diminuir 1/4 de açúcar e testar a massa crua, vá testando. Beijinhos

    [Responder]

    Carla:

    @Pam,
    Muito obrigada pelo carinho e atenção, vc me ajudou demais!!!!!! Adoooro seu site e mto mais suas receitas.
    Bjs e mto mais sucesso p\ vc!!

    [Responder]


Trackbacks/Pingbacks


Deixe um comentario