7

menino irritado

Aiai, acabei de fazer o TCF – Québec e não tenho a mínima idéia se fui bem ou não. Realmente o que atrapalhou foi o nervosismo. Pois ir para uma prova sem saber o que esperar e depender de uma nota para “reussir” é complicado. Então vou tentar falar ao máximo como foi a minha experiência, pois eu sei que se alguém for como eu, que o nervosismo atrapalha, é bom saber um pouco o que esperar, pois eu mesma tentei falar com várias pessoas sobre como foi a prova, mas nenhuma me respondeu, pois no mínimo devem ter me achado uma folgada…hehe, mas como eu gosto de ajudar as pessoas como eu gostaria de ser ajudada, vou ao menos tentar.

Então, a prova de compreensão oral é bem rapida, no site fala que são 30 minutos, mas na verdade foram 25 min pra responder e 5 min pra passar a resposta a caneta, então nem tive tempo de dar uma conferida e tive que chutar algumas mesmo. Os diálogos acho que posso dizer que são no nível do livro, mas o problema realmente são as alternativas, sendo que são muito parecidas e para mim haviam várias em que mais de uma alternativa podia estar correta. Então achei um pouco complicada.

Na prova de expressão oral, achei que as perguntas são bem simples, as duas primeiras são perguntas do tipo: fale de seus amigos, como é sua família, como é seu bairro, o que você gosta de fazer de noite, etc (peguei alguma das perguntas com outras pessoas que fizeram a prova junto). Depois você deve fazer as perguntas, o entrevistador lhe dá um tema e você deve fazer as peguntas para ele, tipo: você vai ter uma entrevista de trabalho e precisa de conselhos sobre que roupa usar, ou você viaja para algum lugar e precisa de conselhos sobre o lugar, então você deve fazer perguntas pedindo determinado conselho. E por fim as outras são mais elaboras, sendo que uma você precisa argumentar sobre o assunto, por exemplo: se você acha que é melhor o transporte público em relação ao transporte individual. E as outras são pra falar sobre determinado assunto, como: como são os meios de informação de hoje, se você acha que é possível uma pessoa se sentir só em uma cidade grande, a importância de uma segunda lingua, se é possível aprender com a televisão, coisas desse tipo.

Na prova de expressão eu destrambelhei a falar, cometi muitos erros mas pelo menos falei…hehe, então não sei como vai ser a correção se conta mais falar certo ou ser entendido.

Bom acho que talvez daqui uns 15 dias eu saiba a nota, eu precisava de B2 nas duas provas e eu tenho em torno de 250 a 300 horas de francês. Espero que eu tenha conseguido. Do mais, quem tiver alguma dúvida é só perguntar.


7 comments to “Realização do TCF – Québec”

  1. Lilix

    Oi Pam!!
    Puuuuuuuuuuuuutz 1m84??? cara q legal!! num conheço ninguem maior q eu!! hahahahaha quero ser sua amiga! 😀
    Pois entao…vá se preparando pq aki achar sapato eh uma via crucis…(eu calço 41(equivale a 11 feminino nos states) …ai ai q saudade dos meus sapatinhos!
    rs

    Teh mais e boa sorte no teste!

    [Reply]

  2. Arthur

    Olá. Achei legal a descrição da sua prova. Eu e minha namorada vamos fazer o TEF ou o DELF B2 para recebermos o CSQ. Fizemos a entrevista e foi a condição que a conselheira nos deu para recebermos o CSQ. Estamos desde já na expectativa. Faremos a prova no ano que vem.
    Boa sorte e estamos torcendo. Nos conte os resultados.
    Arthur

    [Reply]

  3. Andrea e Plinio

    Olá. Meu timeline esta igualzinho ao seu, porém após encaminhar o resultado do TCF-Q em 23 set, não recebi nenhuma resposta. Minha duvida é a seguinte: ainda não recebemos o certificado do TCF original e encaminhamos a cópia por e-mail para o Consulado. Como vc fez?

    [Reply]

  4. Pat

    Pamela, seu relato ajudou muito, tanto que postei no meu blog o relato de como foi o TCF-Q dele, para ajudar outras pessoas tbm.
    Muitas perguntas que caíram na sua prova, foram feitas na dele tbm!
    Abraços,
    Pat

    [Reply]

  5. Cassia

    Vc passou na prova? como foi?

    [Reply]

  6. Michael Dyego

    Olá Pamela, em primeiro lugar, parabéns por vc ter sido aprovada. Segundo qual sua profissão?
    Gostaria de algumas informações sobre o diploma, no meu caso por exemplo: sou enfermeiro e estou fazendo francês com um professor particular a mais ou menos 3 meses e ainda não mandei meu DCS por ainda não ter um diploma de francês.
    pergunta: posso mandar meu DCS sem ter um diploma anexado a ele e no dia da entrevista apresentá-lo?
    pergunta: no meu caso que sou enfermeiro o TCF do Quebec ouvido e falado já satisfaz minha necesidade para uma entrevista?

    [Reply]

    Pam Reply:

    @Michael Dyego, Oi Michael, não aconselho a mandar a documentação sem o comprovante de francês, e o TCF não lhe garante nada, eu não indico à fazer o texte, ao menos que eles lhe peçam, ok? Então, pessa ao seu professor uma carta, confirmando o tanto de horas de aula que você tem com ele, pois isso já conta algo, já que você quer enviar logo a documentação, ok?
    Beijinhos

    [Reply]


Trackbacks/Pingbacks


Leave a comment