11

Ebaaa, chegou o meu pedido de passaportes, demorou mais do que eu esperava, mas chegou finalmente.  Amanhã já vou correndo no consulado e a Maura disse que em uma semana eu receberei o visto. Então talvez até o meio de Julho, AÍ VOU EU CANADÁ !!!

Tags: , ,

11

Eba, finalmente chegou o meu pedido de exames médicos, depois de 6 meses e meio da abertura do processo federal, o carteiro me trouxe um presente…hehe. Agora é só ligar lá no médico e marcar a consulta para essa semana ainda. Acho que depois dos exames médicos serem feitos, sejam cerca de mais 2 meses para receber o passaporte com o visto, mas como que, em relação ao consulado, é impossível prever realmente uma data, vou ficar quietinha e fazer o que todo mundo que está no processo faz bem, sentar e esperar…hehe.

*Atualizando: Pessoal acabei de fazer os exames médicos, hoje quinta-feira 20/05, e a secretária me avisou que provavelmente segunda-feira ela estará enviando para Trinidad e Tobago, bom espero que chegue lá rapidinho e que meus pedidos de passaporte também…hehe.

Acabei de ligar no médico e a secretária me avisou que os exames já foram enviados e me deu o número de rastreamento, e entrando no site da fedex, está escrito que os exames chegaram em TT hoje dia 24/05.

Tags: , , , ,

2

008Finalmente me inscrevi na Francisation en Ligne, fui classificada como nível 6 do bloco 3. Demorou um mês para eu conseguir entrar no curso, pois me inscrevi no mesmo dia que recebi o CSQ (pra quem não sabe só é possível fazer as aulas depois de receber o CSQ), mas recebi um e-mail dizendo que eles demoram cerca de 1 mês para atualizar o banco de dados e que era para eu entrar em contato com eles somente depois deste tempo. E foi o que fiz, e recebi um e-mail confirmando minha inscrição. Já tenho até a aula de apresentação marcada, vamos ver como vai ser, acho que o curso será algo bem simples e básico, mas pelo menos vou ter um pouco mais de contato com o francês, o que eu acho bom, pois a última vez que fiquei um tempo sem nenhum contato com o francês acabei esquecendo muita coisa. Bom, além disso  agora só me resta esperar, esperar e esperar mais um pouquinho o pedido de exames médicos.

* Voltei para contar mais sobre o curso, em vez de fazer outro post vou contar aqui mesmo. Referente ao nível de francês o curso é dividido em 4 blocos, cada bloco possue 4 módulos e em cada módulo 6 atividades (ao final de cada atividade é necessário entregar um trabalho, desde produção de texto até gravar uma mensagem) e uma aula virtual com professor nativo em que ele te passa um horário e você confirma se estará disponível ou não. O legal é que as matérias dos blocos, são sobre coisas que o imigrante irá necessitar nos primeiros meses no Canadá, como aluguel, educação, emprego, serviços públicos e de saúde, turismo e etc. Então, acho que é uma grande ajuda para os imigrantes, aconselho à fazerem este curso antes de chegar no Canadá. E o mais legal é que é tudo com sotaque quebecois e expressões do Québec. Ah, mas uma nova regra que a professora me avisou é que agora é necessário terminar cada bloco em 25 semanas, senão acho que cancelam o curso(não me lembro direito…hehe).

Tags: , , , , ,

10

e-casFinalmente chegou, depois de um mês, a carta confirmando o recebimento e abertura da Etapa Federal do Processo por Québec. E quando entrei no E-CAS (Electronic Client Application Status), vi que meu processo só foi aberto no dia 6 de Novembro, e não fiquei muito feliz pois queria que tivesse sido aberto em outubro, mas um pouco do atraso foi por erro meu, pois mandei cópia do comprovante de pagamento da taxa de abertura e eles me ligaram pedindo que mandasse o original…hehe. Bom agora pelo jeito só recebo o pedido de exames médicos de março pra frente e talvez se o processo tivesse sido aberto em outubro eu recebesse em fevereiro, uma pena. Agora é hora de sentar e esperar mais um pouquinho…hehe.

Ah, meu endereço já apareceu no e-cas, diz a lenda que depois de o endereço aparecer no e-cas o pedido de exames médicos não demora muito para chegar. E então, será que a lenda é verdadeira? Vou torcer pra ser…hehe.

Para quem quiser conferir o andamento do seu processo é só entrar no site do E-CAS e prencher os campos com o seu Immigration File Number,  seu sobrenome(apenas o último), data de nascimento e país de nascimento.

Tags: , ,

3

parlez-vous-quebecois

Québec aí vou eu…ou quase.

Finalmente recebi ontem o meu CSQ, mas como já era de tarde, não deu pra enviar os documentos do federal, então hoje cedo já corri pagar a taxa e enviar os documentos. Agora é mais uma vez sentar e esperar, desta vez o pedido de exames médicos, que acho que deve demorar em torno de 5 a 6 meses. Aff !! Mas pelo menos agora posso finalmente me inscrever no curso de francês online.

Pra quem quiser saber mais sobre os documentos necessário para a etapa federal do processo por Québec pode entrar nesses links:

http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/F37134.pdf

http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/FQ7.pdf

Blogs explicando passo a passo:

http://contandoospassos.blogspot.com/2009/01/documentos-da-parte-federal.html

http://tensaopremontreal.wordpress.com/2009/09/03/passei-na-entrevista-e-agora/

Tags: , , , , ,

0

conseguiPASSEI !! PASSEI !! PASSEI !!

Peguei hoje o meu resultado na aliança francesa, e tirei exatamento o que estava precisando, ou seja B2/B2, que corresponde ao nível 7 e 8 do formulário do CSQ que eu enviei.

Bom, agora é só esperar o CSQ em casa, só espero que não demore um mês como vi que demorou com o pessoal que fez o TCF anterior. Mas pelo menos já estou bem mais tranquila. E que venha o federal.

Parabéns a todos que conseguiram, se tudo der certo, nos vemos no Québec…hehe.

Tags: , , , ,


3

tcf

Hoje eu fiz a inscrição para a prova do TCF Québec, depois de um pouco pensar resolvi faze-la, pois:

1 – será mais cedo do que se eu optar pela entrevista,
2 – para a entrevista é necessário preparar um dossier detalhado, sobre tudo que será necessário para sua nova vida no Canadá,
3 – fico super, mega, blaster nervosa em entrevistas, principalmente quando preciso falar de mim,
4 – só preciso estudar o francês e não preciso ficar procurando na internet vagas de emprego, apartamentos, gasolina, escolas, metro, clima…etc.

Então resolvi ficar com a prova mesmo, e além de tudo se eu não “reussir” eu posso então optar pela entrevista.

Pra quem quiser saber mais sobre a prova este é o site principal:

http://www.ciep.fr/pt/tcf_quebec/index.php

Onde você encontra tudo sobre a prova e links para estudar.

E se alguém precisar do livro TCF – Clé International é só entrar no www.4shared.com e digitar lá, que você encontra o livro e o áudio.

Então é isso, se alguém quiser saber algo mais é só perguntar e quando eu fizer a prova eu conto como foi.

Tags: , , , ,

0

quebec 30-03-08

Oi, bem vindos ao meu mais novo blog. Um blog criado para compartilhar com a minha família e amigos, e também com os xeretas de plantão…hehe, as aventuras que enfrentarei na minha nova vida no Canadá, assim como a trajetória seguida para chegar até esta nova etapa. Aproveitem !!

Para quem quiser saber mais sobre o processo de imigração por Québec ou saber como dar entrada no processo, pode entrar nesses links:

– Site oficial onde é possível fazer o teste online para saber se você está apto a imigrar:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.php

– Formulários necessários:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/dcs-trabalhadores/lista-documentos.html

– Blog explicando passo a passo as etapas do processo:

http://sueje.com/2009/08/24/preparando-o-processo-por-quebec-ii-parte-i/
http://sueje.com/2009/08/29/preparando-o-processo-por-quebec-ii-parte-ii/

Tags: , , , ,