0

Acho que agora os posts irão se reservar à um apanhado geral do que anda acontecendo, pois ainda não peguei embalo no blog, mas vou tentar mais para frente começar a colocar posts mais interessantes e diferentes. Este post é só para colocar algumas das últimas fotos. Preciso colocar logo as fotos do outono pois o inverno já está batendo na porta…hehe. As fotos que irei postar são fotos do outono no parque aqui em frente de casa, tem a viagem pra Toronto, Niagara Falls, Festival de Lanternas aqui em Montreal e de Ottawa a capital do Canadá. De interessante que eu tenho para contar é que meus pais estão por aqui , aproveitando a neve e o frio…hehe. Bom, para terminar vou contar também, algumas coisas que gosto daqui e outras que não gosto tanto, vamos ver o que eu lembro de interessante…rs.

Coisas que adoro:
- Não existe conta de água..haha.
- As estações do ano, aqui você consegue ver cada uma passando, uma mais linda que a outra.
- Neve.
- Da facilidade de usar o transporte público e o quanto eu adoro o metro.
- Se você comprar um produto e não gostar, você pode voltar na loja e trocar ou pedir seu dinheiro de volta, não importa se faz mais de 3 meses. Aqui você não fica com aquela idéia de que você não vai comprar um produto pois não sabe se é bom, aqui você pode comprar, testar e se não gostar, devolve…hehe.
- Tranquilidade e falta de violência.

Não sou muito fã:
- No inverno os dias ficam mais curtos, o dia já está escurecendo as 4:30 da tarde.
- Placas PARE, eles amam esta placa, mas pra mim existem placas demais e se você não parar completamente o carro, você leva multa.
- Quando eu falo francês as pessoas ouvem meu sotaque e começam a falar em inglês, mas como eu quero praticar meu francês, eu continuo a falar em francês e a pessoa em inglês, só em Montreal mesmo…haha.
- Os apartamentos são pequenos e a nossa famosa área de serviço, faz muita falta.
- Tenho saudade das tempestades de São Paulo, chuva grossa com trovões e raios (por incrível que pareça).

Bom, é isso. Aproveitem as fotos.


5

Oie pessoas que passam por aqui. Finalmente tomei coragem de vir escrever. Bom, neste post vou tentar contar tudo que andou acontecendo de interessante ou o que eu lembrar…rs.
- Então, em agosto eu comecei a francisação que o governo oferece aos novos imigrantes e é bem cansativo pois entro as 9 e saio as 16:30 quase todos os dias, mas está sendo ótimo para praticar o francês e já sinto uma melhora.
- Fiz alguns passeios pelas redondezas e um pouco pelos Estados Unidos, pois tem algumas cidades que ficam apenas a 1 hora daqui.
- Fui no parque de diversão La Ronde no niver da mana.
- Tirei minha carteira de motorista canadense.
- Bom, passei meu primeiro niver longe da família e amigos, mas a internet ajudou bastante na hora do parabéns…hehe.

Bom acho que é isso, vou colocar algumas fotos e um vídeo com um apanhado geral dos últimos acontecimentos. Vou tentar voltar mais rápido para colocar algumas fotos do outono, pois a temperatura está caindo e jájá a neve das as caras por aqui.



2


Resolvi fazer um post falando sobre a minha cidade pra vocês conhecerem um pouquinho mais. Então, Montreal para quem não sabe é uma ilha e fica na província de Québec, a parte francesa do Canadá. A cidade em si tem certa de 1 milhão e 600 mil habitantes mas a metrópole tem cerca de 3 milhões de 600 mil, então dá pra ter uma noção de como ela é grande.

O que eu mais gosto de Montreal é que além de você ter tudo que uma cidade grande tem, ela é cheia de parques super estruturados, e é fácil também chegar na parte rural, com cidadezinhas menores, fazendas e etc. Os parques são lindos, com lagos, rios, muitas árvores, esquilos, gaivotas, corvos, e os mais afastados da cidade tem urso, cervo, e animais mais selvagens. E o mais legal é que quanto maior o parque mais estruturado ele é, com mapinha e tudo, adoro.

Outras coisas que adoro em Montreal, são os diversos festivais, shows gratuitos e museus, durante o ano inteiro, é super fácil achar uma avenida fechada para algum festival ou algum parque preparado para um show. São festivais e shows de todos os tipos, moda, música, fogos de artifício, comédia, esporte, etc.

Bom, agora o que eu não gosto nem um pouco é o sistema de trânsito, é péssimo, eles dirigem muito mal, as placas são umas mais loucas que as outras e existe excesso de placa pare…hehe. Pois por exemplo de você chega numa intersecção de duas ruas, aqui vai ter uma placa pare nos quatro lados da intersecção, hehe, mesmo se a rua é de tráfico intenso, então se você ver alguém passando reto sem parar, pode ter certeza que é um brasileiro que não viu a placa…hehe. Ah e sem falar nos semáforos, aqui tem semáforo com triângulo, quadrado, que pisca, tem alguns com mais de 6 faróis…haha, tudo bem louco. Ah e outra coisa que eu não gosto também é que os pacotes de comida aqui são gigantes, então várias vezes eu fico com vontade de experimentar algo, mas acabo não comprando pois se eu não gostar, vou jogar muita coisa fora. E tem muita mais maluquices ainda, mas vou parar por aqui…hehe.


4

Como prometido, vim mostrar pra vocês um pouco do parque que fica em frente de casa e se chama Angrignon. Na verdade o vídeo que eu fiz, só mostra o caminho até o metro, mas o parque é muito maior e é perfeito para fazer um churrasquinho (aqui o costume é fazer no parque…hehe), fazer piquenique, andar de bicicleta, correr ou como fizemos no último domingo, fomos jogar frisbee. É ótimo pois existe bastante gramado, que serve também para o pessoal tomar sol e dormir…hehe. Aqui é muito fácil você encontrar um pessoal esticado na grama dormindo ou até algumas meninas de biquini deitadas tomando sol.

Bom, alguns fatos interessantes, são que aqui os carros param pra você atravessar, mas na maioria das vezes tem que ser na faixa certa..hehe. Aqui também é muito fácil você começar uma conversa em francês e terminar em inglês, pois a grande maioria das pessoas falam as duas línguas, então é uma troca constante. Ah e por último, todo mundo me pergunta se está frio aqui, e sempre tenho que dizer que não, pois em primeiro lugar, estamos no verão e em segundo o verão daqui é quente, bem quente, só pra ter uma idéia, esta semana a sensação térmica esteve na casa dos 39°, então para todos entenderem, aqui é os extremos, faz muito frio e muito calor…hehe.


7

Oi pessoal, desculpe a demora, mas vim contar o que andou acontecendo nesta última semana. Na verdade foram coisas básicas, como dar entrada em todos os novos documentos de imigrante, dar entrada na francisação do governo e o mais cansativo de todos, andar bastante atrás das coisas para a casa, pois literalmente estamos montando uma casa nova, o bom é que o aluguel já incluía a geladeira, fogão e lavadora, mas ainda tem muita coisa pra ver como sofá, tv, secadora, mesa e cadeiras, cama, cômodas, cabides, talheres, panela, microondas, liquidificador…etc…aiai já cansei só de falar, agora imagina ficar andando de um lado para o outro para encontrar os melhores preços, haha. Mas também já fomos procurar um carro, temos que andar bastante também pois cada concessionária é em um canto da cidade, mas só de pensar que estamos vendo um carrinho, essa andança já fica mais gostosa, haha.

Bom de interessante que aconteceu que posso compartilhar com vocês é que andar tem as suas diversões, como as várias raças, etnias e loucos que encontramos no metro, haha, é muito engraçado, tem cada tipo. Ah uma coisa de diferente aqui é que eles são acostumados com aquela política de faça você mesmo, ou posso dizer “self service”, pois por exemplo, os postos de gasolina aqui, é você quem abastece seu carro. No supermercado existe um caixa em que você mesmo passa suas compras e paga (agora se você perguntar se tem alguém olhando se você está passando tudo certo, já respondo que não, aqui é tudo na base da confiança…hehe). Outro dia fomos tirar xérox e foi a mesma coisa, é você mesmo quem tira, até tentei pedir pra mocinha tirar a cópia pois eu não sei mexer naquelas máquinas e ela falou que ela podia tirar mais ia ser mais caro, então lá fui eu e minha irmã tirar cópia, e só digo uma coisa, perdemos umas 6 folhas antes de descobrir como funciona…haha.

Vou postar pra vocês algumas das poucas fotos que tiramos, mas da próxima vez vou tentar fazer um vídeo do apartamento e do parque que tem aqui em frente de casa. Ah e se eu lembrar de mais alguma coisa curiosa eu conto pra vocês depois. Beijos.



1

Oi pessoal, vim contar pra vocês que já cheguei em Montreal, saí do Brasil dia 20 pela United via Washington e cheguei aqui em Montreal ontem dia 21 as 10:10 , deu tudo certo, nenhum dos vôos atrasaram, somente o cansaço que dominou, pois para alguém com a minha altura fica impossível dormir numa lata de sardinha…haha.

Bom agora os dias vão ser reservados a dar entrada nos novos documentos e comprar de tudo para a casa nova, pois não temos nadica de nada aqui ainda. Então depois eu volto para contar todas as novidades. Por enquanto não tenho fotos ainda, só esta da saída do aeroporto (está meio ruim pois o namorado da minha irmã não sabe tirar fotos) com as nossas malas que estavam todas com peso excedido, mas que no fim conseguimos embarca-las…haha.

Bom é isso, depois eu volto.
Beijos


4

Decidi continuar mostrando minhas andanças pelo Canadá, e desta vez decidi postar sobre um dos lugares mais lindos que visitei no Québec, o Parc National de la Mauricie. O parque fica a 1 hora de Trois-Rivières e realmente vale a pena visitar pois o lugar é simplesmente lindo, repleto de lagos, natureza e animais. Eu só dei uma passeada (na entrada você pode pegar um mapa que mostra todos os mirantes no caminho, atravessando o parque de carro), mas fiquei morrendo de vontade de dar um mergulho em uma das várias prainhas que encontrei. O pessoal visita o parque principalmente para acampar, fazer caminhada e canoagem, normalmente eles saem de canoa natureza adentro, para chegar aos campings de mais difícil acesso. Eu até já fui convidada um dia, mas ainda bem que eu tinha compromisso, pois os mosquitos de lá são ferozes (se for visitar lembre-se de levar repelente ou usar mangas) e eu não estava com vontade de encontrar e fazer amizade com um urso…hehe. Ah tem uma taxa de $ 7.80 por adulto para entrar, mas vale muito a pena visitar e quem sabe fazer um piquenique e se vocês quiserem estender a visita, do outro lado do rio tem uma cidadezinha lindinha.

E alguns vídeos curtinhos de alguns pontos legais do parque. Se preferir ver maior é só entrar no youtube.






11

Ebaaa, chegou o meu pedido de passaportes, demorou mais do que eu esperava, mas chegou finalmente.  Amanhã já vou correndo no consulado e a Maura disse que em uma semana eu receberei o visto. Então talvez até o meio de Julho, AÍ VOU EU CANADÁ !!!


11

Eba, finalmente chegou o meu pedido de exames médicos, depois de 6 meses e meio da abertura do processo federal, o carteiro me trouxe um presente…hehe. Agora é só ligar lá no médico e marcar a consulta para essa semana ainda. Acho que depois dos exames médicos serem feitos, sejam cerca de mais 2 meses para receber o passaporte com o visto, mas como que, em relação ao consulado, é impossível prever realmente uma data, vou ficar quietinha e fazer o que todo mundo que está no processo faz bem, sentar e esperar…hehe.

*Atualizando: Pessoal acabei de fazer os exames médicos, hoje quinta-feira 20/05, e a secretária me avisou que provavelmente segunda-feira ela estará enviando para Trinidad e Tobago, bom espero que chegue lá rapidinho e que meus pedidos de passaporte também…hehe.

Acabei de ligar no médico e a secretária me avisou que os exames já foram enviados e me deu o número de rastreamento, e entrando no site da fedex, está escrito que os exames chegaram em TT hoje dia 24/05.


10

O Lipdub de universidades (University LipDub) está virando uma febre no mundo inteiro , e que nada mais é do que uma dublagem de lábios que os universitários fazem das mais variadas músicas. E no final do ano passado um vídeo ficou super famoso na internet, era um vídeo em que os estudantes de Comunicação da UQAM (Université du Québec à Montréal) faziam um lipdub da música “I Got a Feeling do Black Eyed Peas”. Mas neste ano aconteceu na Universidade de Sherbrooke a 18° edição do Happening Marketing, que é uma competição, desde 1991, onde os melhores alunos de marketing e de comunicação de marketing do leste do Canadá tem a oportunidade de se reunir à fim de testar os seus conhecimentos, criatividade e espírito de equipe em uma competição envolvendo mais de 500 participantes e 60 voluntários de 11 universidades diferentes. E neste ano as universidades fizeram uma competição de Lipdub, como o da UQAM, e no site você pode assistir à todos os vídeos e depois votar em qual você acha melhor. É muito engraçado ver o que cada um criou, mas para mim, nenhum ainda superou o da UQAM. Abaixo segue o vídeo original do Lipdub feito por seis estudantes da Hochschule Furtwangen University na Alemanha e o famoso vídeo dos alunos da UQAM.


4

Eu estava repassando pelas minha fotos, eu vi uma pasta somente do Biôdome e resolvi postar sobre ele, acho que a grande maioria já conhece pois é um ponto turístico fundamental para quem visita Montréal, mas para quem não conhece aí vão algumas informações.

O Biodôme de Montréal é um museu que recria 4 ecossistemas distintos, Floresta Tropical (em verde na foto acima), Floresta Laurentienne (Canadá – em vermelho), Saint-Laurent Marinho (em azul escuro), Ártico e Antártida (em branco) e em cada uma você encontra amostras da fauna e flora. Foi muito interessante entrar na área tropical em pleno inverno e sentir o choque do calor e umidade, lembrou perfeitamente o Brasil. Eu fiz um vídeo em que eu mostro (correndo…hehe) todos os ecossistemas e dá pra ter uma ótima idéia de como é o passeio. O Biodôme faz parte de um complexo com várias outras atividades, o Insectarium, o Jardim Botânico e a Torre Olímpica, e existem alguns pacotes que você paga para poder visitar à todos, eu visitei todos e talvez nos próximos posts eu conte um pouco sobre cada um. Eu recomendo à todos se puderem visitar, é um ótimo passeio e deixo a dica de comprar os pacotes que permitem visitar todo o complexo.

Se quiserem saber mais é só acessar o site http://www2.ville.montreal.qc.ca/biodome/ . E abaixo seguem o video e algumas fotos do Biodôme.


E agora o vídeo do tour no Biodôme:


6

Como ainda estou na espera do pedido de exames médicos, resolvi continuar com os posts da minha primeira viagem ao Canadá, senão vou demorar muito para escrever aqui. Então resolvi dessa vez, como estamos perto de Março, falar sobre o famoso Saint Patrick’s Day, para quem não conhece é aquele famoso desfile Irlandês onde tudo é verde, lembraram?hehe…Sempre fiquei curiosa para ver um desfile e quando soube que em Montreal sempre tem um todo ano, fui correndo assistir. Bom, eu adorei, é um ótimo programa de família, super divertido, com música, dança, vários carros alegóricos, várias bandinhas e presentinhos. Antes passamos no dollorama e compramos várias coisas verdes para entrar no clima, e depois do desfile fomos em um tradicional Pub Irlandês para experimentar a famosa cerveja verde. Eu adorei a experiência, pois o povo fica super animado e alegre, os Pubs e as ruas ficam cheios e todo mundo se diverte, então aconselho à quem estiver perto de Montreal em Março dar uma passadinha no desfile, neste ano o desfile será dia 14 de Março, domingo, na Fort & Ste-Catherine Streets.

Vou colocar só algumas das fotos do desfile, senão vai ficar lotado, pois foram vários carros alegóricos, bandas e pessoas. Para ver em tamanho maior é só clicar na primeira e depois ir clicando na setinha.


E agora alguns dos vídeos das várias bandas do desfile.


10

Finalmente pude postar os vídeos da minha viagem para o Canadá em 2008. Tem quase todos os lugares que fui, pois muitos lugares nem lembrei de fazer video, só foto mesmo, mas ainda tem mais pois são mais de 40GB de fotos e videos…hehe. O primeiro é um apanhado geral das melhores partes dos vídeos que fizemos em Trois-Rivières, Montreal, Vancouver, Ottawa e Québec, e o segundo é de um passeio no finalzinho da tarde pelas muralhas da cidade de Québec, tudo muito lindo. Acho que vocês irão gostar, pois mostra o quanto a viajem foi boa, confirmando para mim que é no Canadá que quero morar, ou ao menos tentar…hehe…pois além de as pessoas serem super simpáticas, o país é lindo, AMEI !! Canadá 2010 aí vou eu !!


7

tempestade neve - 8-03- quebec (18)Acredito que para a grande maioria dos novos imigrantes a grande curiosidade de se morar no Canadá é o frio e a neve. Acho que a maioria pensa como é que vão se virar no frio e na neve, que roupa será necessária, entre outras coisas, mas eu já aviso, não é nenhum bicho de sete cabeças. Antes de eu visitar o Canadá, só ouvia falar que o frio era horrível, que nevava muito, que ninguém saia de casa e blá blá blá, mas na verdade não foi nada disso, não senti nenhuma dificuldade, nenhuma mesmo(e olha que não sou tão resistente ao frio). Eu não comprei nenhum casaco no Canadá, tudo que usei foi comprado no Brasil, eu só usava um conjunto de calça e blusa térmica, sempre jeans por cima, uma blusa de frio (tipo suéter) e o casaco (um casaco um poquinho mais forrado comprado em loja especializada aqui no Brasil), duas meias, tênis, luva, gorro e cachecol. Pois o que acontece é que no Canadá todos os lugares são aquecidos (em média 26°), então toda hora que você entrar em algum lugar você precisa tirar toda essa proteção(se descascar que nem uma banana…haha), então imagina se você colocar 10 blusas, 3 calça, 5 meias, além de você ficar um bom tempo nesse negócio de tira-põe, o que você não puder tirar vai te deixar suando demais. E para mim pareceu que no inverno, lá ninguém para, sempre existem parques e festivais para visitar. Para mim foi uma diversão, até tirar neve era legal (tudo bem que foi meu 1° inverno, quero ver quando for o 10°…hehe). Acho que realmente a única hora que será necessário uma roupa um pouco mais resistente, vai ser quando forem praticar algo ao ar livre(mas eu comprei uma calça de neve por 5 doláres…hehe). Eu adorei o inverno, e eu escolhi o ano perfeito pra conhecer a neve, olha só como foi:

“L’hiver québécois 2007-2008 est exceptionnel dans la région de la vallée du Saint-Laurent, couvrant le territoire entre Montréal et Québec, qui reçoit des précipitations en neige anormalement élevées. Des records sont battus à Trois-Rivières et Mirabel, mais c’est la ville de Québec qui remporte la palme avec un total dépassant 500 centimètres.

La tempête qui s’est abattue sur la ville de Québec durant la fin de semaine du 7 au 9 mars 2008 a permis d’établir un nouveau record en matière de précipitations neigeuses. L’ancienne marque datait de l’hiver 1965-1966 au cours duquel il était tombé 457,7 cm. Au total, la capitale nationale a reçu 558 cm de neige entre novembre 2007 et avril 2008. À Montréal, où il est tombé 371 cm de neige, le record absolu n’a pas été battu, mais il s’en est fallu de peu. Ce sommet a été enregistré lors de l’hiver 1970-1971 au cours duquel il est tombé 383 cm de neige. Ces accumulations historiques ont apporté leur lot d’inconvénients. Dans la métropole comme dans la capitale, de même que dans la plupart des municipalités du Québec, les budgets alloués au déneigement ont été complètement épuisés. Par ailleurs, plusieurs bâtiments se sont écrasés sous le poids de la neige. À la suite de ce drame, par mesure de sécurité, plusieurs commissions scolaires ont pris la décision de fermer certaines de leurs écoles, le temps d’en déneiger le toit.”

E adivinhem onde eu estava no dia 8 de março, o dia da tempestade? Na auto-estrada voltando do parque Valcartier…hehe…só fiz isso pois o motorista era quebecois experiente. Soubemos que enquanto estávamos na rodovia, ela tinha sido fechada, pois estava impossível de dirigir nela, haviam vários carros presos nos “banc de neige”. E no dia seguinte era hora de “peleter” a neve…hehe.

Bom é isso, vou colocar algumas fotos e vídeos da tempestade e do dia seguinte. Se alguém quiser saber mais alguma coisa sobre o inverno, neve ou sobre as roupas é só perguntar.


Vídeos do dia seguinte da tempestade:

O começo da tempestade na auto estrada:


2

008Finalmente me inscrevi na Francisation en Ligne, fui classificada como nível 6 do bloco 3. Demorou um mês para eu conseguir entrar no curso, pois me inscrevi no mesmo dia que recebi o CSQ (pra quem não sabe só é possível fazer as aulas depois de receber o CSQ), mas recebi um e-mail dizendo que eles demoram cerca de 1 mês para atualizar o banco de dados e que era para eu entrar em contato com eles somente depois deste tempo. E foi o que fiz, e recebi um e-mail confirmando minha inscrição. Já tenho até a aula de apresentação marcada, vamos ver como vai ser, acho que o curso será algo bem simples e básico, mas pelo menos vou ter um pouco mais de contato com o francês, o que eu acho bom, pois a última vez que fiquei um tempo sem nenhum contato com o francês acabei esquecendo muita coisa. Bom, além disso  agora só me resta esperar, esperar e esperar mais um pouquinho o pedido de exames médicos.

* Voltei para contar mais sobre o curso, em vez de fazer outro post vou contar aqui mesmo. Referente ao nível de francês o curso é dividido em 4 blocos, cada bloco possue 4 módulos e em cada módulo 6 atividades (ao final de cada atividade é necessário entregar um trabalho, desde produção de texto até gravar uma mensagem) e uma aula virtual com professor nativo em que ele te passa um horário e você confirma se estará disponível ou não. O legal é que as matérias dos blocos, são sobre coisas que o imigrante irá necessitar nos primeiros meses no Canadá, como aluguel, educação, emprego, serviços públicos e de saúde, turismo e etc. Então, acho que é uma grande ajuda para os imigrantes, aconselho à fazerem este curso antes de chegar no Canadá. E o mais legal é que é tudo com sotaque quebecois e expressões do Québec. Ah, mas uma nova regra que a professora me avisou é que agora é necessário terminar cada bloco em 25 semanas, senão acho que cancelam o curso(não me lembro direito…hehe).


10

e-casFinalmente chegou, depois de um mês, a carta confirmando o recebimento e abertura da Etapa Federal do Processo por Québec. E quando entrei no E-CAS (Electronic Client Application Status), vi que meu processo só foi aberto no dia 6 de Novembro, e não fiquei muito feliz pois queria que tivesse sido aberto em outubro, mas um pouco do atraso foi por erro meu, pois mandei cópia do comprovante de pagamento da taxa de abertura e eles me ligaram pedindo que mandasse o original…hehe. Bom agora pelo jeito só recebo o pedido de exames médicos de março pra frente e talvez se o processo tivesse sido aberto em outubro eu recebesse em fevereiro, uma pena. Agora é hora de sentar e esperar mais um pouquinho…hehe.

Ah, meu endereço já apareceu no e-cas, diz a lenda que depois de o endereço aparecer no e-cas o pedido de exames médicos não demora muito para chegar. E então, será que a lenda é verdadeira? Vou torcer pra ser…hehe.

Para quem quiser conferir o andamento do seu processo é só entrar no site do E-CAS e prencher os campos com o seu Immigration File Number,  seu sobrenome(apenas o último), data de nascimento e país de nascimento.


6

new-1

Hoje a dica é sobre pronúncia, sabe aquelas vezes em que você não sabe ao certo como se pronuncia certa palavra em francês? Então, seus problemas acabaram…hehe…meu irmão me deu uma dica super legal de um site em que você escreve a palavra ou o texto em francês e é só escolher uma voz, que ela lê exatamente o que está escrito, e o mais legal é que não é daquele jeito mecânico em que a maioria dos sites pronunciam, é muito legal, então pra quem quiser testar é só entrar AQUI e brincar à vontade.

E agora, o google tradutor tem essa função também, é só entrar no tradutor, fazer a tradução que você deseja, e do lado esquerdo da palavra ou frase traduzida, aparece uma imagem de um “auto falante”, em que clicando você ouve a pronúncia.


2

Cabane à Sucre 23-03-08Um dos passeios que mais gostei enquanto estive no Canadá foi a visita à Cabane à Sucre. A comida é deliciosa e à vontade, eu fui na Páscoa convidada pela senhora que alugava a casa para mim, era um dia de reunião de família, o que deixou tudo mais interessante. Adorei a comida, a variedade é grande, a comida é servida na mesa e sempre reposta, não acaba nunca, pena que quando foi a vez dos crêpes fritos, eu já estava totalmente cheia, então fui obrigada a comer só um pedacinho…hehe. E como é de costume depois do almoço tem os famosos picolé de sirop d’eràbles na neve (Tire sur la neige), que é quando eles despejam tiras do xarope na neve e você com um palito enrola ele e depois lambe…hehe, muito divertido. Meu irmão já tinha ido em algumas cabanas antes, mas disse que essa foi a melhor, nós fomos em uma chamada “Erablière D.D” que fica na cidade de Bécancour. Então fica a dica, se alguém quiser saber mais é só perguntar.

Vídeo mostrando o tire sur la neige:

E algumas fotos, para ver em tamanho maior é só clicar sobre a primeira e ir apertando “next”.


3

parlez-vous-quebecois

Québec aí vou eu…ou quase.

Finalmente recebi ontem o meu CSQ, mas como já era de tarde, não deu pra enviar os documentos do federal, então hoje cedo já corri pagar a taxa e enviar os documentos. Agora é mais uma vez sentar e esperar, desta vez o pedido de exames médicos, que acho que deve demorar em torno de 5 a 6 meses. Aff !! Mas pelo menos agora posso finalmente me inscrever no curso de francês online.

Pra quem quiser saber mais sobre os documentos necessário para a etapa federal do processo por Québec pode entrar nesses links:

http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/F37134.pdf

http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/guides/FQ7.pdf

Blogs explicando passo a passo:

http://contandoospassos.blogspot.com/2009/01/documentos-da-parte-federal.html

http://tensaopremontreal.wordpress.com/2009/09/03/passei-na-entrevista-e-agora/


0

ice hotel quebecComo o inverno está chegando no Canadá, eu estou por enquanto colocando as fotos dos passeios que eu fiz de inverno, assim de repente quem está no Canadá ou ainda está indo, tem umas dicas do que fazer no inverno. E já lhes digo que tem muita coisa pra fazer, o país não para, lógico pois são quase 6 meses de frio, então eles tem que achar algo pra fazer além de ficar em casa comendo …hehe.

Desta vez vim falar do Hôtel de Glace que fica numa cidadezinha próxima de Québec. Eu adorei, pra quem não sabe ele é um hotel de verdade e você pode dormir nele, em camas de gelo…hehe, tem também bar, café,  hot tub e outras coisas, eu só passei pra visitar mesmo, e eu aconselho a ir de noite pois ele fica iluminado com várias cores, muito lindo.

Em 2010 ele abre em 4 de Janeiro e vai até 4 de Abril, e pra quem quiser mais informação é só entrar no site: www.icehotel-canada.com

Fiz também um video curto, só mostrando um pouco por dentro do hotel.

E algumas fotos, para ver em tamanho maior é só clicar sobre a primeira e ir apertando “next”.